Pergunta completa:

Após a construção do Templo por Salomão, ela foi trazida para o templo. O que aconteceu com ela quando o império Babilônico destruiu o templo? E com o retorno dos Judeus após o exílio e a reconstrução do templo novamente, a Arca da Aliança foi introduzida novamente no templo e permaneceu ali até o tempo de Jesus? Ou ela foi roubada pelos Babilônicos, ou simplesmente desapareceu ou se encontra na Etiópia.

________________

Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara!

Sua pergunta pela Arca da Aliança, de modo semelhante, chegaram até o portal de várias formas e dúvidas. Tentamos responder buscando informações dos comentaristas que pesquisaram sobre o assunto.

Mas na realidade a pergunta sobre a Arca da Aliança passou para o mundo das curiosidades. Na Bíblia não encontramos uma resposta.

 

A destruição de Jerusalém 586 a.C

A devastação em Jerusalém teria sido total. O exército de Nabucodonosor, incendiou a cidade inteira, saqueou o que pôde e mandou milhares de judeus, especialmente membros da elite e intelectuais, para o exílio na Babilônia

 

Jeremias sabe tudo

O profeta vinha prevendo a queda de Jerusalém, que seria castigada por Deus, pois o povo persistia no pecado da idolatria. Jeremias afirmava que a fome imposta pelos babilônios dizimaria as pessoas. Ele foi acusado de traidor, porque disse aos hebreus que nem adiantaria resistir: era melhor se entregar logo ao inimigo.

 

A destruição do primeiro Templo

Construído pelo rei Salomão em 957 a.C., o Templo de Jerusalém foi saqueado e incendiado. Segundo a Bíblia, lá estava a Arca da Aliança, que guardava as tábuas dos Dez Mandamentos. Após a invasão pelo  exército de Nabucodonosor a arca nunca mais foi vista.

Junto com uma listas dos objetos saqueados, conservados na Babilônia a Arca não foi mencionada.

 

Versões sobre o destino da Arca:

Autores e comentaristas bíblicos dizem que Jeremias a escondeu no monte Nebo.

Mas o mundo científico fala que a Arca desapareceu completamente.

Na reconstrução do Templo por Esdras e Neemias, não se fala como a Arca foi colocada novamente no templo.

Esta Arca que existia no templo na época de Jesus quando da destruição do Templo pelos romanos foi levada a Roma e solenemente o exército romano desfilou com os troféus de guerra. Depois disto nada mais se sabe.