O evento do qual você fala é o batismo realizado por Pedro do centurião romano, Cornélio, contado por Atos dos Apóstolos 10.

A importância desse fato reside no fato que ele foi o primeiro pagão a se converter ao cristianismo.

Jesus e seus discípulos eram judeus. O cristianismo nasceu, portanto, dentro do judaísmo. No início, a relação do cristianismo com as pessoas que não provinham do judaísmo foi um tema muito delicado para a comunidade. Alguns acreditavam que para ser cristão era necessário, por exemplo, ser circunciso, como os judeus, e também seguir todas as práticas comuns àquela religião, como haviam seguido Jesus e os discípulos. Hoje não nos damos conta de quanto foi difícil abandonar essa perspectiva e se abrir ao mundo. Experimente ler Atos dos Apóstolos nessa perspectiva: aos poucos a mensagem de Cristo sai de Jerusalém e invade toda a região do mediterrâneo, passando pela Ásia Menor, Grécia até chegar em Roma, na conclusão do livro.

Elementos importantes da abertura do cristianismo aos que não eram de religião judaica é, sem dúvida, essa conversão narrada por Lucas em Atos 10, mas também o Concílio de Jerusalém, contado em Atos 15 e, sobretudo, o carisma de Paulo, apóstolo dos gentios, isto é, daqueles que não eram judeus.

Aos olhos de Lucas, o autor de Atos dos Apóstolos, a conversão e batismo de Cornélio não é simplesmente um fato individual. Ter dedicado todo um capítulo a esse fato já basta para sublinhar a importância que ele tem. Essa conversão revela para os discípulos que Deus mesmo, através das visões que tem Pedro, mostra que os gentios deviam ser recebidos na Igreja sem serem obrigados às prescrições da Lei dos judeus. Além disso, mostra também que Pedro devia aceitar a hospitalidade de um incircunciso, resolvendo o problema que certamente existia na primeira comunidade em termos de relação entre cristãos provindos do judaísmo e cristãos oriundos dos gentios, das "gentes". A mensagem de Cristo é universal e não reservada a um povo!