Olá Bianca Rezende de

Pelos menos seis perguntas sobre este segundo personagem dos discípulos de Emaus chegaram até nós. Li as respostas e deixo algumas indicações que apareceram nestas respostas.

 

O nome do primeiro discípulo de Emaús

O nome de um dos discípulos aparece no texto de Lucas 24, 18.

“Um deles, Cléopas, lhe perguntou. Tu és o único forasteiro em Jerusalém que ignora os fatos que nela aconteceram nestes dias?” (Lucas 24,18). Bíblia de Jerusalém.

Qual seria o nome do segundo discípulo: Seria Jairo, onde está escrito o nome dele?

 

O nome do segundo discípulo de Emaús

Este nome não aparece no episódio dos discípulos de Emaús, o que se segue agora são comentários de estudiosos e conjunturas, não são verdades de fé.

 

Seria Maria esposa de Cléopas, retornando da festa da Páscoa?

Uma das conjunturas curiosas diz que se tratava de uma mulher, Maria, esposa de Cléopas, que caminhava junto de volta porque juntos tinham ido comemorar a Páscoa em Jerusalém. Qual era o nome da mulher de Cléopas? Simplesmente Maria de Cléopas. Este nome encontramos no evangelho de João e ali está escrito, em João 19,25 que junto a cruz de Jesus estava Maria sua mãe, e Maria de Cléopas. Quem era Cléopas, e este discípulo de Emaús que Lucas fala?. Este é o único lugar da Bíblia que fala-se de Cléopas, isto é Maria de Cléopas, que vinha ser a tia de Jesus, possivelmente irmã de Nossa Senhora.

 

Existem estudiosos que afirmam que seja a mulher de Cléopas

Pesquisei em vários comentários bíblicos buscando uma resposta que pudesse auxiliar. De fato alguns pregadores citam este fato e comentam. Coloco alguns pensamentos que vem deste pregador de Retiro:

“Pergunto-lhes, quem eram os dois discípulos de Emaús, Nome? Cléofas, e o outro? Jairo?, onde você achou esse Jairo? João, onde está escrito o nome dele? O nome dele está escrito em João mesmo! O nome dele não era ele, era ela, Maria, esposa de Cléofas, e como chamava a mulher dele? Maria de Cléofas, está escrito, isso é lógica do evangelho, está escrito em João 19,25 que junto a cruz de Jesus estava Maria sua mãe, e Maria de Cléofas, qual Cléofas?...

Mas também pelo contexto você vai percebendo que é um casal, Cléofas e Maria, Maria e Cléofas, eles estavam voltando para Emaús. (Conf. Padre Léo, Pregação Caminhar Com Jesus, Acampamento Para as Famílias. local: Rincão do Meu Senhor, Cachoeira Paulista / SP, em 12/06/2005).

Pouco se encontra escrito sobre o fato que o segundo discípulo de Emaus seja Jairo.