Olá Andreia de Embu - SP!

Resumir o livro de Mateus, como entendemos tornar o texto mais concentrado, não deixa de ser uma tarefa muito difícil. Sabemos que o escrito no evangelho é importante pois são ensinamentos de Jesus. Poderíamos até querer privilegiar algumas máximas que Jesus nos deixou. Por exemplo destacar as Bem-aventuranças.

O que vou fazer é dar algumas indicações para compreensão do evangelho. É claro permanece o convite para que leias os textos, afinal não é tarefa de muitos dias, mas apenas de algumas horas.

O evangelho de Mateus foi escrito acerca do ano 80 d.C. Mateus quando escreve possui já uma fonte anterior o evangelho de Marcos que serviu como orientação. Ele escreve para Judeus que habitam em Jerusalém e arredores. Apresenta Jesus como o novo Moises que uma vez realizado seu êxodo no Egito (Mateus 2,3-23), proclama um novo Pentateuco em cinco discurso apoiados com exemplo e linha de ação pratica par seus seguidores. (Conferir 5-7;10;13;18;24-26).

Mateus apresenta Jesus com o novo Emanuel (Deus conosco), sempre presente na vida dos homens para salvar (confere 1,23; 28,20) cumpre as escrituras e proclamar o início do Reino de Deus.