Há várias igrejas que pedem o dízimo de 10%. Até mesmo a Igreja Católica pede uma contribuição e, às vezes, é dito "Centésimo".

Em relação à guarda do Sábado, principalmente entro os Adventistas é comum essa prática.

Em relação ao dízimo, já tivemos chance de esclarecer esse tema, sublinhando que precisa ver a finalidade do dinheiro arrecadado, sendo necessário sublinhar principalmente a atitude de desapego e de caridade que está por trás dessa prática bíblica, válida ainda hoje. A forma mudou no curso dos anos e ninguém precisa ser prisioneiro em relação à sua prática, como uma condição para entrar ou não no reino dos céus. Há, por exemplo, vários modos de praticar a caridade e a contribuição à Igreja pode ser uma delas, mas não a única. Ao mesmo tempo, o total pedido tem que ser avaliado segundo as condições de cada um, evitando que as pessoas sem condições se privem do necessário para a própria vida. Muitas vezes se pensa que o dar produz uma retribuição econômica; tal lógica não é correta e deve ser condenada. O dar o dízimo é um gesto completamente gratuito e precisa ser sem outras intenções, como o receber o dobro por parte de Deus; nem sempre quem dá recebe uma recompensa material, mas cresce diante de Deus. Isso é o que precisa caracterizar o dízimo.

Sobre o sábado, os cristãos, desde as origens, substituiram aquilo que significa com o domingo. O valor que é contido no preceito de guardar o sábado nunca perdeu o seu significado, mas pode ser observado também no domingo, que tem um valor acrescentado, que é a memória da ressurreição de Cristo. Veja mais aqui.