Olá Sílvia Márcia Sobrinho Correa de Barra Mansa RJ!

Em poucas palavras podemos dizer que o Antigo Testamento, prepara o Novo Testamento, a chegada do Messias Jesus, nosso Salvador. O Novo Testamento ganha importância para nós cristão, porque a prática de Jesus é apresentada.

Embora muito evangélicos se dedicam muito ao estudo do Antigo Testamento, (exemplo da Igreja Universal, que construiu uma réplica do Templo de Salomão, seus servidores usam roupas imitando os levitas e sacerdotes do templo, uma réplica da Arca da Aliança é introduzida no Templo, na TV Record, se focaliza muito o Antigo Testamento, personagens importantes, Moisés, Sansão, o Rei Davi, A Rainha Ester etc), nos cristãos cremos que o foco principal é o Novo Testamento, é a pessoa de Jesus Cristo. Encontramos nos livros do Novo Testamento a proposta de Jesus, para ser vivida por todos nós. Colocando em pratica estes ensinamentos podemos dizer que estamos no caminho de nossa salvação.

Na liturgia dominical sempre o texto bíblico principal são passagens dos evangelhos, que nos mostram o que Jesus quer que nós coloquemos em prática. Texto do Antigo Testamento utilizados são para clarificar o texto do Novo Testamento. O sacerdote ou o Pastor explicam o evangelho e propõem que a comunidade siga estes ensinamentos de Jesus. Do mesmo modo a Igreja Luterana utiliza o mesmo expediente para a liturgia do culto dominical, isto é, o foco de cada domingo está em uma passagem do evangelho de Jesus.

Assim podemos dizer que enquanto o Antigo Testamento está relacionado com Israel, o Novo Testamento por sua vez é intimamente relacionado com Jesus Cristo.

No Antigo Testamento o centro está na observância da Lei, no Novo Testamento a Lei é Jesus e sua mensagem. O foco é a Salvação da humanidade por meio da Graça em Cristo e a vida cristã justificada por meio da fé em Jesus. No início, os evangelhos contam a vida, a cruz e a ressurreição de Cristo e o Testamento é finalizado com as últimas profecias que finalizam com a história de Deus para a humanidade, no livro de Apocalipse.