Olá Renata Santos Barbosa de Cubatão -SP!

A sua pergunta foi assim enviada:

Os evangelhos sinóticos se caracterizam pela forma e conteúdo bem distante de João, já que os sinóticos foram escritos antes da destruição do templo, enquanto João ,depois. 65% de Marcos está contido em Mateus e 90% de Marcos está contido em Lucas. Essa interseção constitui uma teologia peculiar no sinóticos cujo tema central foi abordado por Jesus, qual esse tema?

 

Li com atenção sua pergunta. Concordo com tudo o que argumentaste no início para abalizar sua pergunta. Só que a sua pergunta quer descobrir o tema central abordado por Jesus é que aparece nos quatro evangelhos.

A respeito dos sinóticos, formação, redatores, época de redação, tipo de mensagem, local da composição já foi abordado no portal inúmeras vezes. São passíveis de consulta estas perguntas e respostas. Olhando esta retrospectiva de respostas já elaboradas e colocadas no portal, deixo também para a senhora algumas indicações.

Em forma reduzida poderíamos responder que: o tema que governa os quatro evangelhos é Jesus Cristo sua proposta.

Assim a velha pergunta feita por muitos cristãos na origem da formação dos evangelhos, não é totalmente errada, mas mostra apensas um aspecto da mensagem e da pessoa de Jesus. Estes cristãos queriam que os quatros evangelhos fossem redigidos em um só. Sabemos hoje que pensar assim empobrece a mensagem de Jesus.

Assim a grande riqueza é que cada evangelista esclarece aspectos da vida de Jesus que a comunidade precisa saber sobre Jesus.

Exemplo está em Marcos o primeiro evangelista a escrever um evangelho. Ele quer mostrar para a comunidade cristã de Roma que o Messias o salvador não é o imperador Romano, mas é Jesus. A ele devem seguir, amar e colocar em pratica seus ensinamentos. Este evangelho é escrito em Roma o centro do Império Romano. A comunidade deve confiar em Jesus e não no Imperador.

Um segundo caso para ajudar na compreensão vem do evangelho de Mateus, ele quer mostrar aos cristãos-judeus moradores em Jerusalém quem é Jesus. Jesus é o novo Moisés. É um evangelho escrito em Jerusalém, para que os Judeus conheçam realmente quem é Jesus.

Portanto, o tema que perpassa os quatro evangelhos pode ser teologicamente até o mesmo, mas em cada evangelho o redator mostra para comunidade como deve aceitar, entender e viver a pratica de Jesus.