Olá Ruben de Portugal!

De fato, o que ouvimos das pessoas, que dizem que Maria foi atender Isabel sua prima nas colinas da Judeia em Ein Karin, causa dificuldade de compreensão quando lemos o texto de Lucas 1,36 que fala em parente, causa-nos duvidas, e nos perguntamos Jesus era primo de João Batista?

Esta crença que Jesus seja primo de João Batista em segundo grau, vem justamente baseada numa tradução imprecisa do Evangelho de Lucas 1,36.

Vejamos o que os textos de algumas Bíblias colocam como tradução:

“Também Isabel tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril” Bíblia de Jerusalém.

Ou na Bíblia Almeida revisada e atualizada:

“E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril”

Simplesmente indica que as duas mulheres Isabel e Maria eram parentes, mas não dizem que eram primas. Aqui está a chave da compreensão.

A palavra grega usada para parente não define o grau de parentesco com segurança porque a terminologia aramaica e muito mais vaga e indeterminada do que a nossa linguagem. Assim é melhor entender como parente e não primo em segundo grau.

Vejamos o texto no grego: και ιδου ελισαβετ η συγγενης σου “kai du Elisabet e sigenes su ” traduzindo: Também Isabel tua Parente.

 

Completando:

Apesar que alguns acreditam que eles eram primos em segundo grau, essa crença se baseia numa tradução imprecisa de Lucas 1,36. Na verdade, a palavra usada nesse versículo no grego original não é tão específica. Simplesmente indica que as duas mulheres eram parentes, mas não diz que eram primas. O termo é abrangente para ajudar a determinar com precisão o parentesco que existia entre elas”.