Já em outras ocasiões respondemos sobre esse tema. É uma questão comum e volta sempre à tona, coisa que revela uma carência de explicação, em primeiro lugar, e, além disso, uma falta de compreensão.

O interesse por essa questão pode ser vista sob duas perspectiva, uma positiva e outra negativa. O fato positivo se traduz no interesse por entender bem o contexto fundamental para a nossa vida de cristãos, que é aquele do momento da encarnação de Deus, que se deu em Jesus Cristo. O aspecto negativo é a especulação em torno de um problema que não existe, relativo a saber como é o nome de Jesus. Muitos pensam que se deturpa esse nome e que até alguma coisa está escondida. Nada disso é verdade e não existe nada para especular. Jesus é o modo normal de chamar essa pessoa que viveu há 2000 anos. É verdade que quem convivia com ele não o chamava assim, mas todos os personagens importantes têm seus nomes traduzidos para nossas línguas. Portanto é muito mais normal dizer "Jesus" do que dizer "Yeshua", por exemplo.

 

Como chegamos ao nome "Jesus"?

Jesus é a versão portuguesa do nome aramaico Yešu', língua que Jesus e os apóstolos normalmente falavam. O aramaico é muito próximo do hebraico, que no tempo de Cristo já não era mais falado, mas só usado nas orações e nas liturgias. Muitas palavras e nomes que se usavam então vinham do hebraico, como aconteceu com o nome "Jesus": em hebraico יהושע , cuja pronúncia é Yĕhošūa‘. Na Bíblia, esse era o nome do protagonista da entrada do povo na Terra Prometida: Josué. Portanto, no hebraico, Jesus e Josué são os mesmos nomes.

O Novo Testamento, que conta a história de Jesus, foi escrito em grego. E o vocábulo usado para o nome de Jesus é Ιησους (Iēsoûs). A partir de Jerônimo, uma das línguas principais em que se lia a Bíblia foi o latim. E nessa língua se usa o termo Iesus. Daí deriva o português Jesus.

Se quiséssemos saber o significado desse nome, retornando à origem hebraica da palavra, poderíamos dizer que significa YHWH é a salvação, isto é, "O Senhor é a Salvação". Podemos conferir Mateus 1,21, onde lemos:

Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados.

 

Cristo

As pessoas que conviveram com Jesus não o chamavam de "Jesus Cristo", mas simplesmente "Jesus", que foi o nome dado por seus pais à menino. Enquanto vivo, ninguém o chamou de Cristo. Esse termo é um título, que foi dado pela comunidade, somente depois da ressurreição.

Cristo vem da palavra grega Χριστός (Khristós) que significa "Ungido". O termo grego, por sua vez, é uma tradução do termo hebraico מָשִׁיחַ (Māšîaḥ), transliterado para o português como Messias.