Olá Taciane Cristine de Jesus da Rocha de Campo Limpo Paulista - SP

Gostaria de responder sua pergunta com dados bíblicos, mas nas narrativas Bíblicas do Antigo Testamento encontramos apenas duas passagens que falam de Jocabed, Seriam os textos de Êxodo 6,20 e outro em Números 26,59, e apenas falam do casamento e dos filhos, nada mais. Assim sua pergunta “como morreu e sua idade” se coloca nas curiosidades bíblicas, e que os narradores devido a cultura da época escreviam mais do homem do que da mulher. Era uma sociedade patriarcal, onde tudo dependia da figura masculina.

 

Os textos são estes dois para seu conhecimento:

Em Êxodo 6,20:

“Amram desposou Jocabed, sua tia, a qual lhe deu Aarão e Moisés. Amram viveu cento e trinta e sete anos.” (Êxodo 6,20) Bíblia de Jerusalém.

Em Números 26,59:

“A mulher de Amram se chamava Jocabed, filha de Levi, que lhe nasceu no Egito. Ela gerou para Amram: Aarão e Moisés e Maria, irmã deles.” (Números 26,59) Bíblia de Jerusalém.

 

Complementando a resposta

A personagem bíblica Jocabed foi a esposa de Anrão e mãe de Moisés, Aarão e Maria. O nome “Jocabed” vem do hebraico “Yokheved” e significa “Javé é glória”.

 

A história de Jocabed

Jocabed era da Tribo de Levi e nascida no Egito durante o período em que o povo de Israel esteve vivendo ali (Nm 26,59). Escondeu Moisés seu filho por três meses e depois foi encontrado pela filha do Faraó no Rio Nilo quando fazia seu banho...

Jocabed casou-se com Anrão, sendo este seu sobrinho (Êx 6,20). Nesta época se admitia o casamento de parentes próximos, por exemplo, no caso de Abraão e Sara.