Os 10 mandamentos nunca foram alterados. Apesar disso, de fato, na Bíblia temos o preceito de observar o sábado, enquanto que amprendemos na catequese que é necessário guardar o domingo. Então, justamente você pergunta, como é essa diferença entre sábado e domingo?

Se entendermos bem a questão, perceberemos que se é apenas um pseudo-problema. De fato, o mandamento que convida a observar o domingo é exclusivamente cristão, definido nos primeiros séculos da história da Igreja, enquanto que a observância do sábado está presente no Antigo Testamento, sendo patrimônio de judeus e cristãos. Para esclarecer bem esse tema, sugiro fazer uma distinção entre “Decálogo” e “Mandamentos”.

 

Decálogo

O que chamamos "Mandamentos Bíblicos" não são assim nominados pelo texto sagrado e nem conhecidos domo tal pelos judeu. A bíblia os chama de “10 palavras” (decálogo), vocábulo que identifica o ensinamento dado por Deus a Moisés sobre o Monte Sinai, gravados na Tábua da Lei. Na Bíblia temos duas versões dessas “10 palavras”: Êxodo 20,2-17 e Deuteronômio 5,6-21. Nesse link você pode ver uma tabela que coloca em confronto as duas versões. Em síntese, essas 10 palavras são:

  1. Não terás outros deuses
  2. Não ti farás ídolo e nem imagens
  3. Não pronunciarás em vão o nome do Senhor, teu Deus
  4. Recorda-te do dia de sábado, para santificá-lo
  5. Honra teu pai e tua mãe
  6. Não matar
  7. Não comer adultério
  8. Não roubar
  9. Não pronunciar falso testemunho contra o próximo
  10. Não desejar a casa de teu próximo

Essa tradição bíblica nunca foi revocada e representa um princípio de vida também para nós cristãos.

Portanto, não se trata de mandamentos, no sentido moral, que precisam ser seguidos de maneira legal. Eles são ensinamentos,  consequência da aliança de Deus com o seu povo, os hebreus, aliança herdada também por nós.

 

10 mandamentos

Os cristãos, logo no início, começaram a usar o decálogo na catequese. Essa tradição é documentada já a partir de Agostinho, que passam a ter o nome de “mandamentos”. Foram então modificados, sendo exprimidos com frases fáceis de aprender, com rimas, e de maneira positiva.

A divisão e a numeração, no curso da história da igreja, não foram uniformes, variando com o tempo e também com as regiões aonde eram usados.

Essa formulação era dirigida particularmente à catequese cristã. Resulta evidente, então, colocar o domingo, que recordava o dia da ressurreição de Cristo e, aos poucos, tomou o lugar e o valor do sábado.

No mundo católico e luterano continua em vigor a proposta dos 10 mandamentos feitos por Agostinho. Outras igrejas evangélicas seguem uma divisão proposta pelos padres gregos, que é um pouco diferente, como é possível ver aqui abaixo.

  Igreja católica Igrejas reformadas
1 Amar a Deus sobre todas as coisas Não ter outros deuses
2 Não tomar seu santo nome em vão Não adorar ídolos
3 Guardar domingos e festas de guarda Não usar o nome de Deus em vão
4 Honrar Pai e Mãe Manter sagrado o dia do senhor
5 Não matar Honrar pai e mãe
6 Não pecar contra a castidade Não assassinar
7 Não roubar Não cometer adultério
8 Não levantar falso testemunho Não roubar
9 Não desejar a mulher do próximo Não prestar falso testemunho
10 Não cobiçar as coisas alheias Não cobiçar a casa do próximo. Não cobiçar a mulher do próximo