Olá Daniel, de Passo Fundo - RS!

Está correta sua observação. No final do mês de novembro com a Festa de Cristo Rei encerrou-se o ano C. Com o início do Advento um novo ano Litúrgico começou, o chamado ano A ou ano do evangelho de Mateus. Os mestres em liturgia, organizaram de tal modo as leituras, para que durante um ciclo de três anos seja lida praticamente toda a Bíblia ou os textos mais significativos.

Estás perguntando pelo ano A, que apareceram leituras de Marcos que seria do ano B. O conhecimento que temos é que alguns domingos especiais, conforme o tempo litúrgico os textos vem de um outro evangelho, como apareceu Marcos e vai aparecer João ao longo deste ano A

Olhei a organização dos domingos do ano A e repasso o seguinte.

Para o Advento ano Litúrgico A:

1 Domingo – Evangelho de Mateus 24,37-44

2 Domingo – Evangelho de Mateus 3,1-12

3 Domingo – Evangelho de Mateus 11,2-11

4 Domingo – Evangelho de Mateus 1,18-24

 

Tempo de Natal Ano Litúrgico A

Vigília de Natal – Mateus 1,1-25

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo – Noite – Lucas 2,1-14 ; Manhã Lucas 2,15-20 Dia João 1,1-18

Janeiro

Santa Maria Mãe de Deus –Lucas 2,16-21

Epifania –Mateus 2,1-12

Batismo de Jesus – Mateus 3,13-17

Tempo de Quaresma ano A

Cinzas – Mateus 6,1-6. 16-18

Primeira Semana  Mateus 4,1-11

Segunda Semana Mateus 17-1-9

Terceira Semana – João 4,5-42   etc...m

E assim segue durante o ano Litúrgico, o texto acima foi para ajudar a compreensão desta organização do ano Litúrgico. Sabemos entretanto que em alguns domingos embora, estejamos no ano litúrgico A Evangelista Mateus, aparecem alguns evangelhos de Marcos ou Lucas e João.

Isto porque muitas vezes no Evangelho de Mateus não existe textos, que ajudem a entender o tempo da caminhada litúrgica.

Lembro por exemplo, que o evangelho de João por ser menos narrativo não foi considerado para ser um ano litúrgico, ele passa ser utilizado em alguns evangelhos para os anos A, B e C.