Olá Moizés Moreira da Silva Filho de Esmeraldas - MG

Já respondemos essa pergunta em outras oportunidades. Veja aqui. Mesmo assim em forma reduzida deixo uma resposta a sua dúvida. No texto assim se apresenta em Apocalipse 11:

“As minhas duas testemunhas, porém, permitirei que profetizem, vestidas de saco, durante mil duzentos e sessentas dias. Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que estão diante do senhor da terra.”.... (Apocalipse 11,3-4) Bíblia de Jerusalém.

 

Quem são estas duas testemunhas? Seriam Elias e Moisés?

A opinião da maioria dos comentadores do apocalipse identificam a figura das duas testemunhas com um olhar simbólico e identificam-as com figuras velho testamentárias de Moises e de Elias. Reforça esta ideia aquilo que João atribui aos dois personagens com referência a acontecimentos conhecidos da vida deles: citamos no caso de Elias fazendo cair fogo do céu para que não chova (conf. 1 Rs 17,1; 2Rs 1,10ss) e no caso de Moises transformar água em sangue (conf. Êxodo 7,14).

 

Seriam os apóstolos Pedro e Paulo?

Muitos autores católicos interpretam estas duas testemunhas como sendo os dois mártires Pedro e Paulo no início do cristianismo, que foram mártirizados, portanto testemunhas de Jesus e seu projeto de vida.

Outros comentaristas interpretando como sendo duas figuras simbólicas, e não é difícil ver esboçar nelas o binômio que sintetiza o Antigo Testamento com o resto da literatura neo-testementária: a Lei (Moisés) e os Profetas (Elias).

 

As duas testemunhas seriam hoje o Povo de Deus

Concluindo, aceitamos a ideia que nas duas testemunhas esteja personificado o Povo de Deus, que hoje concretiza em palavras e ação a ação profética do evangelho. Os pertencentes ao Povo de Deus são considerados luz de Deus para todo o vivente nesta terra, considerados profetas como Moisés (poder sobre a água conduzindo o Povo de Deus a terra da promessa atravessando o Mar Vermelho), e a Elias (poder sobre o fogo e o poder sobre a chuva, desacreditando os profetas de Baal). Os pertencentes ao Povo de Deus são os “Pedros e os Paulos” hoje que tornam conhecida a mensagem de Jesus.

 

Fonte:

  • Corsine, E, O apocalipse de São João, Grande Comentário Bíblico, pág. 204-210, Paulinas 1984
  • Richard, Pablo, Apocalipse, Reconstrução da Esperança, Vozes Petrópolis, 1996
  • Vanni, H., Apocalipse, Uma assembleia litúrgica interpreta a história, Pequeno comentário Bíblico, Paulina, São Paulo, 1984.