Olá Kleber de Itiuba - BA!

 

Entrada de Belém no lado leste

A cidade de Belém vem citada ao longo do Antigo Testamento e na época do nascimento de Jesus por causa do recenseamento pedido por decreto de Cesar Augusto, imperador Romano, Maria e José foram a cidade de Davi (cidade de Belém). Chegndo em Jerusalém e não encontrando lugar para pousar foram para os arredores da cidade de Jerusalém em Belém também sem hospedagem finalmente foram passar a noite em uma gruta, das tantas existentes, que serviam de abrigo para os pastores e ovelhas.

Assim a entrada principal de Belem estava na via Jerusalém a Belém, lado leste junto ao túmulo de Raquel.

 

A entrada de Belém até 2002

Respondo a pergunta afirmando que a entrada de Belém estava do lado leste, na chegada da estrada que vinha de Jerusalém em uma distância de aproximadamente 8Km. Belém era considerada a periferia de Jerusalém. Na entrada encontramos o tumulo de Raquel, em que o judaísmo venera como uma grande personagem feminina.

 

A entrada de Belém nos dias atuais

Devido a conflitos entre árabes e judeus, o estado de Israel resolveu construir um muro de separação que passa na antiga entrada de Belém, com barreiras de fronteira depois segue pelo bairro Beit Jala e a antiga propriedade do Cremisan, com outra barreira Militar. Atualmente a entrada, está mais pelo norte, em outro trajeto de entrada. Nesta entrada é feita inspeção militar, revista de bagagem pelo exército Israelense para ter a permissão de entrar em Belém.

Se sua pergunta se refere ao nascimento de Jesus, a sagrada família esteve em Jerusalém, mas não encontrou alojamento, esteve em Belém também não encontrou alojamento. Por fim foram para uma das tantas grutas ao redor de Belém.