Não conhecendo a Igreja Adventista, não posso falar desse voto e da teologia que estaria por trás dele. O Batismo é um ato de adesão à graça divina e com ele exprimimos publicamente a nossa pertença à família de Cristo, dentro de comunidade cristã. Por isso se supõe que o batismo é único. Hoje, ao invés, muitas vezes por não ter consciência desse gesto, muitos cristãos repetem o batismo, que é algo contrária à própria natureza do batismo.

 

Promessa batismais

Imagino que você se refere a algo muito parecido ao que temos na Igreja Católica. As promessas batismais são a síntese daquilo que se promete durante o batismo. Na igreja católica, na cerimônia do batismo existe um diálogo muito interessante entre o celebrante e os participantes. Esse mesmo diálogo se repete todo ano, na noite de Páscoa, entre o sacerdote e toda a assembleia que celebra a Ressurreição de Cristo. Transcrevo-a aqui abaixo pois retenho que seja muito importante.

Presidente: Meus irmãos e minhas irmãs, pelo mistério pascal fomos no batismo sepultados com Cristo para vivermos com ele uma vida nova. Por isso, terminados os exercícios da Quaresma, renovemos as promessas do nosso batismo, pelas quais já renunciamos a Satanás e suas obras, e prometemos servir a Deus na Santa Igreja Católica. Portanto:

Presidente: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, renunciais ao pecado?

Assembleia: Renuncio.

Presidente: Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo o que vos possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?

 Assembleia: Renuncio.

Presidente: Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?

 Assembleia: Renuncio.

Presidente: Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?

 Assembleia: Creio.

Presidente: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?

 Assembleia: Creio.

Presidente: Credes no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?

 Assembleia: Creio.

Presidente: O Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito Santo e nos concedeu o perdão de todo pecado, guarde-nos em sua graça para a vida eterna, no Cristo Jesus, nosso Senhor.

 Assembleia: Creio.

 

Esse diálogo na noite do Sábado Santo, durante a bonita celebração da Vigília Pascal, não representa um novo batismo, mas a retomada de consciência daquele evento realizado. Com esse gesto, não se cria uma ligação com ninguém, exceto que com Deus, cuja relação é estabelecida definitivamente com o batismo, que sela a nossa adesão à Sua proposta de vida.