Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP !

 

A lei do levirato encontrada na Bíblia

Temos conhecimento pelas leituras dos livros do Antigo Testamento que no período patriarcal já ocorria o casamento de uma viúva sem filhos com o irmão de seu marido (conforme Gênesis 38,8). No livro Deuteronômio 25,5-10 encontramos o casamento levirato sendo incorporado e regulamentado na Lei de Moisés

Segundo as escrituras a desobediência à lei do levirato era considerada um delito grave. Um homem estando apto para o levirato recusando a se casar com sua cunhada viúva, seria exposto à execração pública.

 

Vamos encontrar uma resposta à sua pergunta se uma mulher viúva não tinha cunhados?

As escrituras apontam um caminho caso não aconteça a primeira possibilidade de um cunhado casar com a viúva, um parente próximo poderia casar-se com a viúva dando ao marido falecido descendência. O livro de Rute esclarece esta resposta.

 

O casamento levirato em Rute

O livro de Rute mostra a aplicação da lei do levirato e ainda declara que a lei estendia-se para além do irmão do marido morto. Rute havia ficado viúva sem descendência.  Não possuía um cunhado elegível para cumprir o casamento levirato.

Então a oportunidade de casar-se com Rute foi oferecida ao parente mais próximo de seu marido falecido. Quando esse parente próximo se recusou a redimir Rute, o direito passou a Boaz. Portanto, o casamento Rute e Boaz foi celebrado sob a lei do levirato.