Olá Lucia Fabiana Santos de Várzea Grande - MT!

Sua pergunta já se tornou clássica indagando o porquê a Bíblia protestante tem 7 livros a menos da bíblia católica. Neste portal resposta a esta pergunta já foram mais de uma dezena, poderás inclusive lê-las e terás boas informações. Assim respondo a sua pergunta em forma resumida, vindas de novas leituras sobre o assunto.

Na verdade os protestantes não tiraram livros da Bíblia, mas a autoridade da Igreja católica Bíblia católica admitiu que 7 livros do Antigo Testamento que estavam na Bíblia chamada Septuaginta escrita em grego foram considerados canônicos e incluíram no Antigo Testamento. Assim O Antigo Testamento dos católicos passa a ter 7 livros a mais da chamada Bíblia Hebraica que os protestantes adotaram para o Antigo Testamento.

A tradução de Lutero.

Lutero traduzindo a Bíblia para o alemão, simplesmente admitiu do Antigo Testamento os livros escritos em hebraico da Bíblia Hebraica usada pelos Judeus, sete livros do Antigo Testamento que estavam em grego ele considerou apócrifos (não oficiais) mesmo assim no apêndice da Bíblia alemã traduzida por Lutero estavam incluídos estes 7 livros mas considerados apócrifos e que com o passar dos anos foram retirados pois para os protestantes não eram canônicos.

O critério usado por Lutero foi o critério do judaísmo quanto aos escritos sagrados. A palavra de Deus só pode estar escrita em hebraico, ela é a língua oficial dos escritos sagrados.

Mesmo assim Lutero traduzio a Bíblia para o Alemão pois poucos podiam ler a Bíblia em hebraico, sendo este nem usado como língua de fala popular pois seria um desrespeito a Deus.

Os 7 livros a menos existentes na Bíblia protestante já estavam na tradução latina chamada Vulgata da Bíblia católica.

Como aceitar estas decisões históricas do passado.

Penso que não devemos nos fixar em discussões histórias do passado, em considerar a Bíblia ter um tipo de escrita ou outro. Penso que a palavra de Deus deve estar na língua em que as pessoas conhecem, para poderem ler, meditar e praticar.

Estas decisões do passado, não vamos modificar, mas conhecer, viver e praticar é o mais importante no estudo e leitura da Palavra de Deus.

Olhando estes 7 livros do Antigo Testamento, eles são importantes devemos conhecer a mensagem mas não podemos colocar no mesmo patamar dos escritos do evangelho. O foco da nossa pratica religiosa está na palavra de Jesus. Se colocarmos em pratica os evangelhos, teremos cumprido nossa missão.