Nós temos uma identidade intrínseca: somos filhos de Deus! Todos, sem excessão. Portanto, não é o batismo que nos dá essa característica. Justamente, então você pergunta qual é a razão do batizado.

É claro que precisamos entrar em profundidade no tema, mas de maneira superficial diria desse jeito: você recebe um presente, que é ser filho de Deus. Esse presente você pode aceitar ou rejeitar. E isso é feito com uma ato de adesão, público, que é o batismo. Outra imagem, para ficar ainda mais claro. Você gosta de uma pessoa. Esse sentimento, até que é vivido de maneira platônica, não tem lógica, é estéril, pois o amor para ser concreto exige uma resposta, uma realidade pública: o outro deve saber que você gosta dele! Poderíamos dizer que é ilógico viver "privadamente" o nosso ser cristão. O batismo funciona, na sua aparência externa, como um manifesto público da nossa adesão a Cristo. Isso pode ser feito em primeira pessoa ou também pelos pais, que em nome da criança assumem o compromisso, transmitindo com a educação a fé na vida cristã.

 

Mais sobre o batismo

O batismo tem esse nome por causa do ritual que se faz. De fato a palavra significa "mergulhar", "imergir". Recordando o simbolismo da água usado na Bíblia, a "imersão" durante o batismo simboliza o mergulho no mistério de Cristo, de onse se sai como "nova criatura" (veja 2Coríntios 5,17 e Gálatas 6,15). É um novo nascimento, como vemos na conversa entre Jesus e Nicodemos, sem o qual "ninguém pode entrar no Reino de Deus" (João 3,5).

O batismo está intimamente ligado à fé de quem realiza tal ato. Mas há uma dimensão que não para aí. De fato, a fé tem necessidade da comunidade, da Igreja. Por isso, somos batizado em uma comunidade, fazendo parte, a partir daquele momento, da comunidade.

É claro que o batismo não é uma ação definitiva. A fé pedida para o batismo não é uma fé perfeita e amadurecida, mas um embrião que deve se desenvolver. Em síntese: a fé deve crescer depois do batismo. Essa tarefa, no mundo católico, é também dos padrinhos do batizado, que têm o compromisso de conduzir o afilhado pela estrada da fé. Também em ambiente cristão tradicional, na noite da Páscoa se renovam as promessas do batismo, sublinhando desse modo que é preciso sempre seguir aperfeicoando-se no caminho de fé, pois o batismo é apenas o umbral da vida nova.