A oração é um diálogo com Deus, uma realidade típica de um encontro. O que você diz quando encontra um amigo, especialmente se é um amigo de quem você muito confia? Cada encontro é particular e cada amizade tem seu próprio jeito de ser. Isso bastaria para dizer que cada um tem sua própria maneira de rezar ou orar. No encontro pessoal com Deus não há uma receita pronta: depende do seu estado, dependo da sua vida, depende da sua fé.

É claro que existem muitas experiências de oração e muitas foram partilhadas, inclusive na Bíblia. Jesus mesmo ensinou a rezar (o Pai Nosso!). Os hebreus, quando chegavam no Templo rezavam os Salmos, que encontramos na Bíblia. E até hoje, todos os dias dizem o "Shema, Israel", que encontramos em Deuteronômio 6,4-9:

 Ouça, Israel! Javé nosso Deus é o único Javé. Portanto, ame a Javé seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força. 6 Que estas palavras, que hoje eu lhe ordeno, estejam em seu coração. Você as inculcará em seus filhos, e delas falará sentado em sua casa e andando em seu caminho, estando deitado e de pé. Você também as amarrará em sua mão como sinal, e elas serão como faixa entre seus olhos. Você as escreverá nos batentes de sua casa e nas portas da cidade.

Francisco de Assis, para mencionar um santo que encontra grande consenso entre muitas confissões religiosas, quando entrava em uma igreja repetia:

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Portanto, não existe uma receita pronta, cada um tem que descobrir a sua.