Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP.

Ao ler a primeira parte da sua pergunta, imaginava poderia dar uma resposta sem maiores problemas. Mas lendo a passagem da morte de Jesus, e esta frase, e começando a observar tudo o que foi escrito sobre este versículo, vi que a resposta seria mais difícil do que imaginava.

Muitos artigos e escritos bíblicos, inclusive teses de final de cursos de Teologia, analisaram este versículo com longas explicações que no momento não é oportuno apresentar, pois ficaria uma resposta longa e indigesta.

Respondo de forma breve para podermos entender de forma simplificada mas verdadeira o que este versículo expressa:

"Ele respondeu”Em verdade , eu te digo, hoje estarás comigo no Paraiso" (Lucas 23,43) Biblia de Jerusalém.

A compreensão do vocábulo Paraíso que aparece no texto é entendido como o próprio “Paraíso de Deus”. Vejamos o que está escrito em Ap 2,7:

7 “Quem tem ouvidos ouça o que o Espirito diz as Igrejas: ao vencedor, conceder-lhe-ei comer da árvore da vida que está no Paraíso de Deus.” (Apocalipse 2,7) Bíblia de Jerusalém.

Este Paraíso é onde Cristo habita com Seu Pai e para este mesmo Paraíso de Deus serão levados os remidos de todas as épocas (Ap 7,9-17). O  ladrão que aceita a Jesus e o seu projeto transformador é convidado por Jesus a habitar no Paraiso de Deus, em sua companhia.

Outras especulações penso que no momento não sejam necessárias para a compreensão.