Celebramos no dia 2 de novembro a Festa dos Finados visitando cemitérios e túmulos de familiares e amigos que já se foram, rezando e participando de celebrações e missas pelos mortos e relembrando bons momentos vividos junto aos entes queridos. Finados é um feriado criado pela igreja católica e considerado pelo Catolicismo como um dos dias mais importantes.

Com o passar dos anos surgiram outras crenças. Assim, a data, embora possa ser parecida para alguns, não tem o mesmo significado para todos.

 

A compreensão do dia dos Finados pelos Protestante

Para os protestantes, a data de Finados tem significado parecido com o catolicismo por fazerem parte do Cristianismo. Neste dia os protestantes dedicam tempo à memória de pessoas que viveram entre nós e já faleceram. De forma idêntica aos católicos os protestantes creem e fazem deste serviço uma obra de misericórdia sepultar as pessoas falecidas e dar um lugar digno as pessoas como expressão de reconhecimento de que cada ser humano é parte da criação de Deus, é templo do Espírito Santo destinado à ressurreição”.

Os que seguem o protestantismo do mesmo modo dos católicos neste dia  vão ao cemitério e se colocam junto à sepultura de seus entes queridos para meditar, orar, lembrar de momentos importantes, agradecer pelo amor recebido e expressar a culpa por eventuais erros cometidos.

Nos cemitérios realizam-se cultos que ajudam consolar e fortaler as pessoas enlutadas, consolando-as com a certeza de que os mortos estão nas mãos de Deus e aguardando a ressurreição.