Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP !

Zacarias pai de João Batista nos evangelhos.

Após o nascimento de João narrado nos evangelhos os evangelistas nada mais falam a respeito da vida de Zacarias e de Isabel, o evangelista Lucas limita-se a dizer conforme Lucas 2,80:

“O menino crescia, e se fortalecia em espírito. E habitava nos desertos, até ao dia em que se manifestou a Israel” (Lucas 2,80 - Bíblia de Jerusalém).

Contudo, a tradição narrada nos livros não oficiais diz que Zacarias e Isabel teriam acompanhado a educação do filho, fazendo da criança um nazireu, vindo a falecer em 12 d.C., quando João teria entre 18 a 19 anos de idade.

 

O Proto-Evangelho de Tiago, livro apócrifo narra a morte de Zacarias.

Penso que a leitura do próprio texto aqui colocado dará a resposta à sua pergunta;

 

XXIII – Morte de Zacarias

1 – Mas Herodes, entretanto, procurava João, e enviou servos a Zacarias ao altar, para perguntá-lo: “Onde escondeste teu filho”? Zacarias respondeu-lhes: “Estou a serviço de Deus e sempre me encontro no templo do Senhor. Não sei onde está meu filho”.

2 – Os Ministros informaram tudo a Herodes. Este, irritando-se ainda mais, disse: “Deve ser filho que vai reinar em Israel”. E mandou outra vez os servos a Zacarias para dizer-lhe: “Dize-nos a verdade. Onde está teu filho? Sabes que teu sangue está em minhas mãos”.

3 – Mas Zacarias respondeu: “Se derramares meu sangue, serei mártir de Deus. O Senhor receberá minha alma, pois este sangue, que tu te atreves a derramar no vestíbulo do templo, é inocente”. E ao romper da Aurora, Zacarias foi assassinado, sem que os filhos de Israel soubessem do crime. (conforme o Proto Evangelho de São Tiago, XXIII)

Acredita-se que Zacarias foi  transportado e sepultado na Grande Mesquita de Alepo, Alepo na Síria, afim de que o povo não soubesse.

______________

Consulta:

  • ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 2004, página 41.

Nota: Existe outro personagem Biblico com o nome de Zacarias, um dos 12 profetas menores e que tem o livro do Antigo Testamento, Zacarias. Em Jerusalem no vale de Josafá esta sua monumental sepultura.