Olá Elizete de Curitiba - PR!!

Li várias vezes sua pergunta, para tentar chegar a uma compreensão maior. Mas no final cheguei à conclusão que a palavra “gentio”, ainda não está bem entendida. Como ela aparece muitas vezes, nas cartas paulinas, sem uma compreensão verdadeira não entenderemos nem o texto destas cartas e nem a mensagem paulina expressa nelas.

Assim começo a resposta colocando uma compreensão maior da palavra gentio.

 

Gentio

Os judeus assim entendem e consideram um gentio: É todo aquele que não é judeu, não foi circuncidado segundo o ritual judaico, não acredita em Iahweh nem mesmo na sua palavra que está escrita. Não observam a Lei judaica (por exemplo as carnes consideradas puras e que podem servirem de alimento), as festas de preceito e anuais, as purificações no templo etc...Os judeus não admitiam que os gentios entrassem no Templo de Jerusalém, por este motivo colocavam placas de alerta com proibições de entrada aos gentios em todas as entradas do Templo. Quem desobedecia, era punido com a morte.

Seguem outros deuses, que não é Iahweh, frequentam os templos destes deuses e tem outros costumes alheios a cultura judaica.

Os judeus desprezavam os gentios de tal forma, que não falavam com eles, não utilizavam as moedas destas nações para pagar o dízimo e os consideram como cães.

Na pergunta ainda aparece “nós gentios”. Na verdade, nós batizados em nome de Jesus Cristo e seus seguidores, não somos gentios somos filhos de Deus.

Você também diz na pergunta:  somente os livros escritos por Paulo são importantes para nós?

Os escritos de Paulo, ao total 14 cartas, são orientações pastorais para as comunidades que ele fundava em meio ao mundo gentio ou pagão e que hoje são lidas nas comunidades e por todos os batizados, para servirem de orientação. Mesmo os gentios, os que não acreditam em Deus, podem ler.

Recomendo, portanto, que procures entender bem esta palavra, gentio – pagão -, para teres uma compreensão maior das cartas paulinas. Este é o caminho.