Os levitas, descendentes de Levi, representam os "primogênitos" de todas as mulheres judias e são "do Senhor". Como lemos em Números 3, eles são chamados por Deus e indicados para auxiliar ao sacerdote Araão:

Eles cuidarão das obrigações próprias da Tenda do Encontro, fazendo o serviço do tabernáculo para Arão e para toda a comunidade. Tomarão conta de todos os utensílios da Tenda do Encontro, cumprindo as obrigações dos israelitas no serviço do tabernáculo. Dedique os levitas a Arão e a seus filhos; eles serão escolhidos entre os israelitas para serem inteiramente dedicados a Arão. Encarregue Arão e os seus filhos de cuidar do sacerdócio; qualquer pessoa não autorizada que se aproximar do santuário terá que ser executada.

É claro que essa indicação bíblica está diretamente ligada ao Templo de Jerusalém e mesmo entre os judeus, o serviço dos "levitas" hoje não faz sentido, visto que o Templo não existe mais, desde o ano 70 depois de Cristo.

O sacerdócio, instituição tipicamente dos cristãos católicos e ortodoxos, não tem a mesma natureza do serviço prestado pelos Levitas. O sacerdócio cristão está intimamente ligado a uma vocação, a um chamado para ser pastor, para conduzir a comunidade, para ser um "farol", um líder.

Portanto, se um dia o templo de Jerusalém fosse refeito pelos judeus, essa questão teria importância, mas em relação ao sacerdócio cristão, não tem sentido levantar essa dúvida.