Fotos

Hoje foi o nosso último dia como peregrinos na Terra Santa. Amanhã cedinho pegamos o carro e, de Tiberíades, vamos até o aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, devolver o carro e pegar o avião para Roma, onde chegaremos de tarde.

Foi uma experiência muito bonita e rica. Passar um tempo aqui é como ler um quinto evangelho. Parece que se consegue entender melhor certas dinâmicas da revelação, de Deus que escolhe um povo, em um lugar muito estranho, para revelar o seu plano para toda a humanidade. Essa viagem foi um privilégio e o nosso desejo é que um dia cada cristão possa fazê-la, ao menos uma vez na vida.

Muito obrigado por nos ter acompanhado nesse trajeto. Vamos deixar aqui no site esses artigos como uma memória histórica dessa peregrinação, da qual você, de alguma forma, também participou.

 

Colinas de Golã

Esse último dia foi dedicado às Colinas de Golã, que é uma grande área que vai desde o sul do Lago da Galileia até o Monte Hermão, no que concerne o território hoje sob a gestão de Israel. A maior parte desse território foi conquistado por Israel na guerra de 1967, contra os países árabes. Essa região pertencia, em partes, à Jordânia, à Síria e ao Líbano. Desde 1981, Israel anexou a si esses territórios. No início, perto do Lago da Galileia, é uma região de colinas, mas depois se tornam verdadeiras montanhas, com o Hermão que chega a mais de 2 mil metros de altura. É uma região muito importante por que rica de água e muito fértil. Há muitas plantações, principalmente de frutas (abacate, banana, manga, maçã, etc.). Conheci essa área na década de 90 e passando em suas estradas, que hoje são muito modernas, era muito comum encontrar carros-armados, muito exército. Hoje, não se encontra nada disso. Parece um território pacífico, embora saibamos bem que é sempre uma questão problemática.

Em termos bíblicos, essa região se destaca pela presença de Dã e Cesareia de Filipe. A primeira cidade, no tempo em que os hebreus conquistaram a Terra Prometida, indicava o extremo norte dessa faixa de Terra. Nos livros históricos se repete em continuação a expressão “de Dã a Bersabeia”, sendo essa última o confim sul da Terra Prometida. A outra cidade, Cesareia de Filipe, tem a ver com a pregação de Jesus. Foi ali que ele disse a Pedro: ‘Tu és Pedro e sobre essa pedra fundarei a minha Igreja”, depois de ter perguntado aos discípulos: “E vós, que dizei que eu sou?”.

As duas cidades históricas, hoje apenas ruínas, são muito agradáveis de visitar, pois predomina a água, sendo o local aonde se encontra as fontes do Rio Jordão. É um passeio maravilhoso: não tem nada igual como se sentar na sombra de umas árvores e ler as passagens bíblicas que falam dos fatos que ali aconteceram.

Depois de Dã, fomos visitar uma fortaleza do tempo das Cruzadas, subindo já para o Hermão, chamada Nimrod. Os peregrinos não chegam até lá, mas é uma estrutura muito bonita, com uma vista espetacular.

A vista espetacular foi o que nos levou finalmente a visitar o Monte Bental. Fica a poucos quilômetros de Kuneitra, que é uma zona entre Israel e a Síria controlada pela ONU. Desde esse local, que nos períodos bélicos da década de 60 e 70 foi uma trincheira do exército de Israel, é possível ter uma visão magnífica da Montanha do Hermão e de toda a planície através da qual passa o Jordão, antes de entrar no Mar da Galileia.