Olá Edson Paulo da Silva do Rio de Janeiro - RJ!

Está pergunta já chegou no portal de inúmeras formas. Semelhantes a sua pergunta elencamos a seguir: onde se encontra a Arca da Aliança, ela foi roubada, ela foi escondida pelos sacerdotes na destruição do templo de Jerusalém... e seguem as perguntas. Dezenas de livros foram escritos para contar a história do desaparecimento da Arca da Aliança e nos últimos séculos o cinema e a televisão exploraram o máximo esta temática pois desperta curiosidade dos telespectadores.

Na verdade, uma resposta que prova sou existência real, palpável, da Arca da Aliança nos dias de hoje não possuímos.

Confirmamos assim que a sua preocupação em buscar uma resposta ou informações sobre o que aconteceu com a Arca da Aliança, todos nós temos. Quem não gostaria de saber onde está a Arca da Aliança, onde ainda poderíamos vê-la. Qual o lugar ou Templo em que está depositada. Esta é uma pergunta enigmática sem uma resposta convincente.

 

Completando a pergunta:

No texto do livro do Êxodo 25,10 assim ela está descrita:

“Farás uma arca de madeira de acácia com dois côvados e meio de comprimento, um côvado e meio de largura e um côvado e meio de altura.11 Tu a cobrirás de ouro por dentro e por fora, e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor. Fundirás para ela quatro argolas de ouro que porás nos quatro cantos da arca....” (Êxodo 21,10-12) Bíblia de Jerusalém.

Nota: 1 côvado equivale a 44 centímetros.

A descrição da ARCA DA ALIANÇA

Tamanho da Réplica do Original da Arca da Aliança conforme a descrição da Toráh (Pentateuco) no livro do Êxodo 25,10 com o tamanho extraído direto do original 2,5 côvados de comprimento, 1,5 côvados de largura e 1,5 côvados de altura.

Equivalente no sistema métrico decimal:

1,23 mt de comprimento

74 cm de altura

74 cm de largura.

Concluindo:

A Arca da Aliança se tornou uma legenda. Ainda nos dias de hoje grupos organizados tentam encontra-la com expedições arqueológicas o lugar derradeiro da Arca da Aliança que se encontrava no Templo de Jerusalém.

As últimas notícias da arca?

As últimas notícias que temos é que a Arca da Aliança foi roubada do Templo quando saqueado e incendiado pela X Legião Fretense na conquista de Jerusalém, no ano 70 d.C. e após a conquista foi levada a Roma como “despojo” de guerra. Esta imagem da entrada triunfal em Roma, do general Tito e Vespasiano se encontra esculpida no Arco de Tito em Roma, não muito longe do Coliseu

Nota:   Em São Paulo o bispo Edir Macedo, ergueu uma réplica do Templo de Salomão (Templo de Jerusalém). É uma tentativa milionária, construindo um templo enorme trazendo, pedras ornamentais de Israel, imitando a arquitetura do Templo de Salomão. No dia da inauguração, com direito a presença da presidenta do Brasil Dilma, e das mais altas autoridades brasileiras foi introduzida uma réplica da Arca da Aliança por uma equipe de sacerdotes com roupas imitando os sacerdotes e levitas do Templo de Jerusalém. Rabinos do Brasil contestaram veementemente tal imitação do templo de Jerusalém, cujo lugar único é a cidade de Jerusalém.

Assim as histórias da Arca da Aliança continuam se multiplicando com o passar dos anos.