Fotos | Vídeo

Hoje andamos mais de 400 quilômetros e visitamos o sul de Israel, chegando próximo da Península Sinaítica, quase na fronteira com o Egito. Visitamos três lugares em especial: Mitzpe Ramon, Avdat e o Túmuro de David Ben-Gurion.

O Negev é uma região aonde dificilmente os peregrinos chegam. Fica para o sul, a partir de Beer Sheva. Normalmente a ida a essa região é difícil porque fica longe e, além disso, por aqui Jesus nunca esteve. Mas é um local muito importante para a Bíblia. O povo hebreu, quando saiu do Egito, passou por essa região, pelo Deserto de Sin. E já o fato de ver fisicamente como é o deserto “profundo” por onde o Povo Eleito passou, é uma experiência que vale a pena.

Começamos a viagem baixando de Jerusalém em direção de Tel Aviv. Fomos então em direção ao sul, passando pelas terras dos filisteus. Atravessamos lugares muito comuns na leitura do livro dos Juízes, aonde aconteceram as histórias por exemplo de Sansão, mas também aquelas de Davi com Golias e as “aventuras” da Arca da Aliança quando foi tomada pelos Filisteus. Depois passamos também por Beer Sheva, que lembra a chegada de Abraão e dos Patriarcas em geral a essas terras.

Os locais que visitamos não estão diretamente relacionados com a Bíblia, mas são muito interessantes. Mitzpe Ramon é característico porque fica ao lado de uma cratera espetacular, criada a milhões de anos graças aos movimentos da “jovem terra”. É uma meta clássica dos habitantes de Israel.

Depois fomos a um lugar com muita história cristã, pois ali viveram muitos cristãos nos primeiros séculos. O lugar se chama Avdat e foi um tipo de parada para as caravanas que vinham de Petra, na atual Jordânia, em direção ao porto de Gaza. Esse trajeto fazia parte da assim chamada “Via do Incenso”. Era uma cidade Nabateia, povo nômade que aprendeu a se enriquecer, até ser conquistado pelos Romanos no segundo século depois de Cristo. Aos poucos parece que se tornaram cristãos e em suas cidades nasceram diversas igrejas, com uma intensa vida cristã. Depois a cidade foi destruída, provavelmente por um grande terremoto e hoje restam apenas ruínas.

Em seguida, voltando para casa, a cerca de 30 quilômetros de Avdat, visitamos o Memorial dedicado a um dos fundadores do moderno estado de Israel, Ben-Gurion, o primeiro Primeiro Ministro do país. Além da sua sepultura, o local é um centro bonito, com parques e animais típicos da região desértica.

Fotos