Tirando as áreas sob a jurisdição da Autoridade Palestina, o país Israel tem seis distritos e nessa distribuição não encontramos os dois nomes clássicos para nomear os distritos. A Galileia (aonde está Nazaré e o Lago de Tiberíades) compreenderia o que hoje se encontra nos distritos do Norte e parte de Haifa. A Judeia do tempo de Cristo tinha como centro a cidade de Jerusalém.

Embora hoje não encontramos mais esses dois termos como locais nas nomemclaturas do país moderno, eles continuam sendo usado de tantas maneiras, pois a localização dessas áreas é bem conhecida e quando se vai na Terra Santa é muito mais fácil escutar "Galileia" do que "Distrito do Norte". E depois, quando se vai para o centro do País, para Jerusalém, é comum dizer: "vamos para a judeia".

Portanto, em resumo, são dois nomes que descreviam,no passado, duas regiões geográficas compreendidas no atual país Israel. Eles hoje não são mais usados como nomes oficiais de região geográfica de Israel, mas continuam sendo usados e bem entendidos no imaginário coletivo.