Olá Matheus Valadares Gomes de Miracema do Tocantins - TO  !

Encontramos está expressão “sede santos pois Eu o Senhor vosso Deus sou santo” no Antigo Testamento bem como no Novo Testamente e na carta de Pedro. Na realidade em cada um deste livros da Bíblia aparece o significado de forma semelhante. Vejamos em forma reduzida alguns textos. Iniciemos com Levítico 19,2:

“Fala a comunidade dos filhos de Israel. Tu lhes dirás: Sede santos, porque eu, Iahweh vosso Deus, sou santo,” (Levítico19,2) Bíblia de Jerusalém

No livro do Levítico os escritos querem nos passar a ideia que Deus nos convida a sermos santos. Entendemos no versículo que o padrão moral e ético de santidade para povo é o próprio Deus. Portanto Ser santo significa ser o povo escolhido (entre todos os outros povos) e separado por Deus para ser seu povo exclusivo. O povo de Israel deve ser santo, pois, segue os mandamentos do Deus que é santo! A vida de Israel deve refletir aquilo que seu próprio Deus é em santidade.

Qual o fundamento de santidade que aparece no livro do Levítico para o Povo de Deus.

O povo encontra a santidade na observância sua Palavra nela se encontra o maior mandamento, conforme Deuteronômio 6,5:

“Portanto Amarás, pois, a Iahweh, com todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” (Deuteronômio 6,5) Bíblia de Jerusalém.

Aqui é indicado o fundamento da santidade, o amor a Deus sobre todas as coisas e com todo o nosso ser, e a obediência a Ele partir deste relacionamento.

No Novo Testamento aparece o convite a santidade, sede santos.

No Novo Testamento, ser santo tem como base e pode ser definido, de modo geral, como: Somos separados para Deus, pois fomos lavados pelo sangue de Cristo e ter a santidade de Cristo implica buscar a santidade, purificando-nos do mal moral em conformidade com a imagem de Cristo.

Um fato importante é que a santidade no Novo Testamento tem como característica especial a presença do Espírito Santo. A palavra “hagios” (santo) é empregada em conexão com o Espírito de Deus cerca de cem vezes no Novo Testamento. Mas, o sentido de ‘santidade’ no AT e no NT não são diferentes.

No sermão da montanha, Jesus mostra a ética do Reino de Deus e convida-nos a perfeição entendida como pratica da santidade.

O NT mostra que ser santo deve ter apenas o objetivo: de seguir o exemplo de Jesus. Mas precisamos da ajuda do Espírito Santo.

Concluindo:

O pedido divino dirigido ao ser humano “Sede santo, porque eu sou santo” é um chamado para que consagremos nossas vidas a Deus.

Um desafio se impõe obedecê-lo, honrá-lo e glorificar seu nome. Participar da santidade de Deus é um privilégio e responsabilidade para todo aquele que se diz discípulo de Jesus Cristo. Ele é nosso exemplo e nossa motivação.