Olá Alessandra Sulamita Santos da Silva de Ilheus - BA!

A expressão "flagelo destruidor" se encontra no texto sobre as dez pragas do Egito. Olhemos o contexto para melhor compreensão do fato. Na narrativa da décima praga aparece a figura do anjo exterminador” Esta praga atingira de morte até a casa do Faraó, o texto mostra que o acontecido deverá mudar a decisão do Faraó e ele permitirá saída dos hebreus do Egito. Vejamos Exodo 12,12-13:

“E naquela noite eu passarei pela terra do Egito e ferirei a terra do Egito, todos os primogênitos, desde os homens até os animais, e eu, Iahweh, farei justiça sobre todos os deuses do Egito. O sangue será para vós um sinal nas casas em que estiveres; quando eu vir o sangue, passarei adiante e não haverá entre vós o flagelo destruidor.”

 

Que seria este anjo exterminador?

O texto é claro, uma leitura atenta pode dar a resposta, este flagelo exterminador, é Iahweh que cumprirá a décima praga exterminando os primogênitos do Egito, mas não causando a morte aos primogênitos nas casas que forem assinaladas com o sangue com o sangue do cordeiro pascal (dos hebreus).

 

Completando o significado de anjo exterminador

A compreensão de anjo exterminador se liga aos rituais antigos dos pastores na celebração da Páscoa, eles chamavam de Exterminador o demônio identificado como o real  perigo que os pastores passavam na criação de seus rebanhos e família. Era costume muito antigo entre os pastores israelitas colorirem de sangue a entrada das tendas para serem protegido dos ataques do exterminador.