Olá Jorge Honório Gonçalves de Rosário do Sul - RS.!

Para responder sua pergunta encontrei dificuldades, pois não estava clara a compreensão do vocábulo ceia. (ceia Pascal judaica ou ceia de Jesus).

Buscando informações naquilo que já li, e o que o Novo Testamento apresenta-nos, coloco como resposta à sua pergunta algumas indicações.

Quando foi ministrada a primeira ceia de Jesus?

Respondo a pergunta com base a Ceia de Jesus com os seus discípulos no Monte Sião em Jerusalém.

O que ali aconteceu?

Jesus com seus discípulos eram judeus, estavam em Jerusalém para celebrar a Pascoa, e na Páscoa todas as famílias judaicas preparavam uma ceia com o cordeiro Pascal, morto no Templo pelos sacerdotes e nesta ceia os judeus celebram a saída da escravidão do Egito.

O texto bíblico em Mateus assim argumenta vejamos Mateus 26,17-18

17 “No primeiro dia dos ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus dizendo: “Onde queres que preparemos para comer à Páscoa?” 18 Ele respondeu: “Ide a cidade, à casa de alguém e dizei-lhe: O Mestre diz: o meu tempo está próximo. Em tua casa irei celebrar a Páscoa com os meus discípulos. (Mateus 26,17-18) Bíblia de Jerusalém.

Conforme os textos bíblicos, foi está a última ceia de Jesus com os discípulos. Nesta ceia, ele institui a eucarística e o sacerdócio.

Observação: Jesus e seus discípulos eram judeus e anualmente celebravam a Páscoa com a ceia Pascal em suas famílias, era uma tradição religiosa celebrada por todos os judeus.

Assim Jesus em Nazaré com sua família celebrou muitas ceias Pascais, com o ritual Judaico que lembrava a saída do Egito.