A Bíblia não diz quanto tempo José, filho de Jacó, ficou preso no Egito. Tudo o que se sabe sobre esse evento pode ser lido em Gênesis 39 - 41 e nesse texto, em nenhum momento, se fala de dias, meses ou ano. Portanto, não há uma resposta para a sua pergunta.

José foi preso por que rejeitou a proposta da mulher do seu patrão. Por vingança, ela testemunhou o falso contra ele, que foi levado para a prisão. O autor sagrado conta então como José conseguiu, mesmo na prisão, ganhar a simpatia daqueles encarregados desse lugar e finalmente, quando interpreta de maneira espetacular os sonhos do Faraó (capítulo 41),  é exaltado e praticamente é equiparado ao próprio Faraó.

Toda essa narração prepara o ambiente para a entrada dos seus irmãos na terra do Egito, cujo primeiro encontro acontece imediatamente no capítulo seguinte, Gênesis 42. Depois conhecemos a história: toda família de Jacó se transfere no país que a acolhe de braços abertos. Todavia, alguns anos depois os hebreus são oprimidos e se tornam escravos, até que aparece Moisés para libertá-los e conduzi-los pelo deserto até a Terra Prometida.