Olá Ricardo de Lisoba - Portugal!

Comecemos a resposta com o versículo do evangelho de Mateus 7,6 para melhor entender a pergunta. Vejamos:

“6Não deis aos cães o que é santo, nem atireis as vossas pérolas aos porcos, para não as pisem e, voltando-se contra vós vos estraçalhem.” (Mateus 7,6) Bíblia de Jerusalém.

Podemos entender que aqueles que tem a missão de ensinar e admoestar as pessoas precisam ser prudentes e precavidos para não expor a doutrina evangélica para aqueles que não querem receber. Poderá acontecer que o desleixo no ensino da doutrina pode levar os ouvintes e seguidores a desprezarem a fé e as verdades santas anunciadas.

Neste versículo é clara a intenção de Jesus mostrar aos seus discípulos estas verdades.

No anuncio do evangelho não devemos expor a doutrina, os mistérios de nossa fé ao desprezo a profanação por homens indignos, inimigos de Deus. Os ensinamentos sagrados não merecem ser levados aos que não são preparados para entender as verdades divinas e recebê-las. Jesus é claro quando diz : proceder deste modo seria como atirar, pérolas aos porcos, tudo perde-se-ia.

Completando: Alguns comentaristas, identificam os cães que aparece no início do versículo como os pagão e os porcos com os maus cristãos.