Olá Paz de Braga - Portugal!

Li sua dúvida e comecei a me perguntar, qual a compreensão ou qual a Escola filosófica queres comparar com a Bíblia.

Na verdade, a Bíblia é um livro religioso, narra na Antigo Testamento a história do povo Hebreu, sua formação e desenvolvimento como nação etc.. no Novo Testamento temos Jesus o enviado do Pai que veio a humanidade para nos salvar. Isto tudo descrito está expresso em poucas palavras.

A Biblia em si não é contraria a Filosofia, se assim ocorre-se as Igreja não teriam na formação de seus membros que irão dirigir as comunidades, o ensino da filosofia antes da Teologia. As Igrejas nos cursos de Teologia procuram preparar os estudantes para que possam ter uma reflexão a altura quando iniciarem o Curso de Teologia. A bíblia e seu estudo faz parte de todo o currículo de 4 anos.

Mesmo que escolas de Filosofia sejam agnósticas, materialistas, existencialistas etc., o pensamento dos Filósofos destas escolas é estudado para que o aluno saiba como vive pensa a sociedade moderna e possa realizar o trabalho de evangelização e de compreensão de tantos assuntos que o homem moderno muito ligado ao materialismo e ao ateísmo rejeitam.

A palavra aversão a Filosofia, parece muito forte, e que verdadeiramente a Bíblia se utiliza da Filosofia para chegar aos homens e mulheres do nosso tempo com compreensão maior e indicar caminhos que os possam levar a Deus.