Olá Milene Araujo de Fortaleza - CE!

Uma explicação compreensiva do que venha ser o sinal de Jonas encontramos no mesmo Mateus em 12,40-41:

“Pois, como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim ficará o filho do Homem três dias e três noites no seio da terra. Os habitantes de Nínive se levantarão no julgamento juntamente com esta geração, e a condenarão, porque eles se converteram pela pregação de Jonas. Mas aqui está algo mais que Jonas” (Mateus 12,40-41) Bíblia Jerusalém.

A compreensão do sinal de Jonas que aparece em Mateus, passa pela leitura e interpretação do texto acima descrito de Mateus 12,40-41. Além disto precisamos de alguns outros elementos. A narrativa inicia com uma controvérsia entre Jesus os escribas e fariseus, que colocam em dúvida a autoridade de Jesus. Perguntam qual o sinal? Que lhe da autoridade de fazer tais coisas. A resposta de Jesus é contundente, inicia com fatos da previsão do tempo, que são usados todos os dias mas depois utiliza o próprio texto do Antigo Testamento do livro do profeta Jonas.

Jonas anuncia um tempo de conversão e a volta dos ninivitas para Deus. Os escribas e fariseus, não conseguem ver na pessoa de Jesus o filho de Deus e o rejeitam.

Jesus ainda completa com esta palavras, dizendo aos escribas e fariseus aqui está alguém que é muito mais que Jonas e vocês não perceberam.