É verdade que o primeiro uso oficial do termo como uma área geográfica indicando um estado aconteceu por volta do ano 135 depois de Cristo, quando os romanos mudaram o nome da Província da Judeia para "Syria Palaestina", mas o termo em si foi cunhado muito tempo antes disso.

O nome "Palestina", conhecido muito bem por nós por causa das constantes notícias nos jornais sobre o conflito político e bélico naquela região, é já conhecido antes desse evento mencionando no parágrafo acima. É provável que tal nome derive de "Filisteia" e no mundo clássico o termo "Palestina" fora usado já bem antes de Cristo. Por exemplo, Aristóteles, quando fala do Mar Morto, diz que se encontra na Palestina (Menachem Stern, Greek and Latin Authors on Jews and Judaism, vol. 1, From Herodotus to Plutarch - Jerusalem- Israel Academy of Sciences and Humanities, 1974, páginas 6–7). 

O primeiro uso claro, em uma fonte documentada, desse nome foi feito por Heródoto (485 a.C.–425 a.C.), na sua obra "Histórias". Com esse nome, Heródoto chamou a parte geográfica do sul da Síria (Histórias, III.91). Nesse mesmo texto, o historiador diz que os habitantes dessa região eram circuncisos. Cerca de 100 anos mais tarde, também Aristóteles usa o mesmo nome para designar a área do Mar Morto. E em seguida o mesmo nome foi usado por outros autores gregos e latinos (Ovídio, Tíbulo, Pomponio Mela, Plínio o Velho, Plutarco) e, finalmente, por autores de origem judaica como Filone de Alexandria e Flávio Josepo.

Se puder e necessidar de detalhes dessas referências históricas ao uso do termo "Palestina", esse artigo, em inglês, disponível na rede, é muito útil.