Olá Auricelio Marreiro da Silva de Jandira - SP

Sua pergunta embora interessante, pode ser colocada no grupo das curiosidades. Quem conduziu, João de volta para Éfeso, com que navio foi, foi libertado a mando de quem, nada encontramos no texto escrito do Apocalipse. A tradição nos indica alguns acenos, a este respeito.

A Biografia de João fala que ele foi exilado, para ilha de Patmos, na perseguição do Imperador Romano Domiciano, por motivos de anuncio da pessoa de Jesus Cristo, contrariando a religião oficial do Império Romano. Na ilha de Patmos viveu em uma das tantas grutas existentes na Ilha, tendo tempo suficiente para escrever o Apocalipse. (conf. Apocalipse 1,19).

 

Como foi o retorno para o continente?

Uma vez que o imperador Romano Domiciano morreu, João teve a possibilidade de retorno a cidade de Éfeso. Certamente foi um contingente militar, que realizou este transporte, em navios que circulavam pelo mediterrâneo. Do texto do Apocalipse não obtemos nenhuma indicação. Na tradição apostólica alguns acenos.

Retornando para o continente, uma vez que a perseguição terminara, continuou presente na Igreja de Éfeso, onde em idade muito avançada faleceu no ano de 104 d.C. Seu corpo foi colocado embaixo do altar central, da igreja de Éfeso em sua homenagem. Hoje é possível visitar estes locais, tanto a gruta da Ilha de Patmos que abrigou João no exílio, e a Igreja de São João na cidade de Éfeso.