Olá Ronaldo de Jardim MS!

A pergunta é interessante, e curiosa pois não temos uma compreensão única.

A Bíblia não relatar a ressurreição da “Virgem Maria”, e como Maria teria sido “assunta” ao Céu, se a sua ossada se encontra na Igreja da Dormição, no monte Sião ou como em Éfeso na Turquia.

 

Tentativa de resposta

Existe o modo de entendimento dos Freis Franciscanos, que atuam na terra Santa há muitos anos, com trabalhos de arqueologia, exegese bíblica etc. e outra da Igreja Ortodoxa.

 

Primeira compreensão

A tradição da morte de Maria é entendida como que Maria passa por um sono profundo, no lugar chamado Monte Sião, ao lado de Jerusalém, sendo este local transformado na chamada Igreja da Dormição, aos cuidados dos padres Beneditos Alemães, da Sociedade Pró Palestina de Colônia, Alemanha, em que o Imperador alemão Guilherme II, em 1898, conseguiu a posse deste local, que estava nas mãos do Sultão turco Abdul Hamid. Este lugar a tradição indica como o lugar da morte de Maria.

Um dos livros apócrifos fala da “dormição” de Maria. O autor diz ter ouvido estas palavras do próprio apóstolo João que tinha os cuidados de Maria. Prevendo sua morte os apóstolos se reuniram ao redor de Maria, no monte Sião, lugar da última ceia e da descida do Espírito Santo, e narra que o mesmo Jesus veio para assisti-la. Jesus recolheu a alma de Maria e mandou sepultar seu corpo no Jardim das oliveiras. (conforme livro de Zilles, ver abaixo)

Depois de transportada para o Jardim das Oliveiras, atual Igreja da Assunção de Maria, (ao lado do Getsemâni) confirmada na pesquisa pelos padres franciscanos. Neste local Maria foi Assunta aos céus, em corpo e alma.

 

Segunda compreensão

Para a Igreja Ortodoxa, o lugar da morte e assunção de Maria se dá em Éfeso, e não em Jerusalém conforme a crença católica. Este lugar foi visitado por vários papas em suas viagens apostólicas, embora a Igreja católica admita o dogma da Assunção de Maria.

A Ortodoxia, acredita firmemente em sua Assunção Corpórea. Como o resto da humanidade, Nossa Senhora passou pela morte física, mas no caso dela a Ressurreição do Corpo foi antecipada: depois da morte seu corpo foi elevado ao céu e seu túmulo foi encontrado vazio. Ela passou além da morte e do julgamento, e já vive no Tempo que há de vir. No entanto Ela não está por isso separada da humanidade, pois essa glória corpórea da qual Maria desfruta agora, todos nós esperamos dela partilhar um dia.

 

Nota complementar

Conforme ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 2004.

No Capitulo IX encontramos a tradução do livro apócrifo de São João Evangelista (O Teólogo) que no parágrafo XLVII, está escrito:

Como foi a assunção de Maria segundo o livro apócrifo de São João:

“Operando este milagre, os apóstolos levaram o féretro, depositando seu santo e venerado corpo no Getsemâni, num sepulcro novo. E eis que daquele santo sepulcro de Nossa Senhora a mãe de Deus, desprendia um perfume delicado. E durante três dias consecutivos ouviram vozes de anjos invisíveis que glorificavam a seu filho, Cristo nosso Deus. Mas, no fim do terceiro dia, as vozes silenciaram. Com isso todos ficaram cientes de que o seu venerável e imaculado corpo foi transportado para o paraíso.” (Conforme Zilles, pág. 238.