Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara!!

Embora suas perguntas sejam importantes em obter uma resposta, ela são elementares no estudo da Bíblia e indicam confusão, ainda de sua parte. Isto é natural, para quem começa a ler a Bíblia, sem maiores preparações. Para esclarescimento completo precisaria uma introdução a Bíblia, penso que neste momento ainda não é necessário, pois poderás se atrapalhar muito. Deixar para você uma resposta longa, teria muitas críticas dos leitores do portal.

Por estes motivos, para início de conversa, sugiro que cries disposição para ler a história do personagem Abraão no livro do Gênesis capítulo 12 e seguintes, a história de Moíses Êxodo capitulo 2, O nascimento de Moises, e capítulos seguintes, Primeiros capítulos do livro de Josué, (A conquista da terra prometida).

Para a resposta das cidades, estás confuso.

 

Para cidade de Jerusalém:

Lugar importante, Jerusalém, sede do governo de Israel e do Templo de Jerusalém.

 

Para Monte Sião:

Localizada no perímetro de Jerusalém, seria como um bairro. Estaria ao norte do bairro chamado Siloé, onde lembra a piscina de Siloé, do Novo Testamento. No Antigo Testamento é evocada como a cidade messiânica.

 

Para Judá:

Um dos filhos de Jacó, e um dos 12 filhos que deu ao nome a uma das tribos:  de Judá.

Ocupou a parte Sul da Palestina, e como tribo adquiriu importância frente as outra, dando o seu nome ao Sul da Palestina de Judéia. É também nomeado os arredores de Jerusalém como o deserto de Judá ou Judéia

De Judá saíram grandes personagens da história de Israel: o Rei Davi, os reis do Reino de Judá, muitos profetas ex: Amós que nasceu nas colinas da Judeia na cidade de Tecoa, e Jesus nascido em Belém de Judá.