Olá Antônio Galvão de Jundiaí - SP!

Os Publicanos são chamados de cobradores de impostos e “pecadores”, no novo Testamento..

Quando alguém nos pergunta quem eram os publicanos na época de Jesus, logo vem em nossa mente a Parábola conhecida do Fariseus e Publicano. Ou ainda vem em mente Levi, também chamado Mateus que em Cafarnaum cobrava impostos para os Romanos. Mais ainda Zaqueu que Jesus encontrou na passagem por Jericó.

A história destes personagens do Novo Testamento, quase que nos esclarece a compreensão de quem são eles o que fazem, como a sociedade os aceita.

Na época de Jesus existiam duas classes de publicanos. Eram semelhantes, mas com diferenças bem importantes.

A primeira classe dos publicanos:

A primeira classe dos publicanos era de ricos, romanos, e adquiriam o direito de cobrar os impostos em determinada região, geralmente as mais importantes..

O Império Romano não cobrança de impostos, mas concedia o direito de cobrança de impostos para arrendatários que pagavam adiantado parte da soma dos impostos que iriam colher de uma região do Império. Esse era o publicano. Eram considerados ladrões públicos pois cobravam um valor muito maior do que o devido.

Lembro um exemplo do publicano Zaqueu de Jericó, pois ele é chamado de “chefe dos publicanos” (Lc.19,2), apesar de ser um judeu.

A segunda classe dos publicanos:

A segunda classe dos publicanos era de trabalhadores terceirizados pelos primeiros, normalmente judeus e não tão ricos quanto seus chefes.

Faziam as cobranças das taxas e dos impostos. Sentavam em suas coletorias e eram acompanhados de soldados romanos.

O ódio dos judeus a esta segunda classe era maior

Essa segunda classe de publicanos era ainda mais odiada dos Judeus do que a primeira, pois era formada de judeus aliados a romanos, e considerados ladrões e traidores do seu povo. Eram chamados de “pecadores” (Mt 9,10-11).

Lembro o publicano Mateus, um dos Doze apóstolos, ele era publicano contratado de Carfarnaum (Mt 9,9).