Como acontece com vários personagens das novelas da Record, também Queila não é uma personagem histórica que é citada pela Bíblia. Ao invés, a protagonista da novela, Jezabel, é protagonista em 1Reis, no que concerne a história do rei Acab e também da história de Elias.

Assim conta 1Reis 16,29-34:

Acab, filho de Amri, subiu ao trono de Israel no ano trinta e oito do reinado de Asa, rei de Judá. Reinou sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos. Acab, filho de Amri, fez o que Javé reprova, mais do que todos os que vieram antes dele. 31 Além de imitar os pecados de Jeroboão, filho de Nabat, casou-se com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios. E começou a servir e adorar a Baal. 32 Chegou a construir em Samaria um templo e um altar para Baal. Acab levantou também um poste sagrado e cometeu outros pecados, irritando Javé, o Deus de Israel, mais do que todos os reis de Israel que vieram antes dele. No seu tempo, Hiel de Betel reconstruiu Jericó: os alicerces lhe custaram a vida de seu primogênito Abiram, e as portas custaram a vida de Segub, seu filho caçula, como Javé havia predito por meio de Josué, filho de Nun.

Jezabel era filha do Rei de Tiro e o seu casamento com o Rei de Israel só trouxe desgraça para o país. E a razão disso, segundo a Bíblia é o fato que ela implementou o culto a Baal, em contraste com o culto a IHWH.

Será Elias o grande protagonista contra essa prática pagã, defendendo o culto ao Senhor, combatendo o culto pagão na Terra Prometida.

Como já dissemos outras vezes, as novelas da Record têm o grande mérito de levar as históricas bíblicas para dentro das casas dos telespectadores. Todavia, que as assiste precisa ter consciência que a Novela é uma operação comercial e como tal procura atirar a atenção das pessoas e por isso a trama que tem uma base bíblica é arriquecida de elementos completamente alheios ao texto sagrado.

Se deseja conhecer o que diz a Bíblia sobre esse argumento do ponto de vista bíblico, sobre a história dessa rainha, leia 1Reis a partir do capítulo 16. Fora daquilo que diz a Bíblia, não há outras informações históricas.