Alá significa, em árabe, "Deus". Na Bíblia existem palavras que recordam esse vocábulo: elá (em aramaico), El e Elohim (em hebraico). Em grego, o termo usado para "deus" é Theós, de onde vem a palavra "Teologia" (theos + logos = discurso sobre Deus).

Sendo esse termo usado em árabe para designar a palavra "deus", aos poucos, além de ser um nome genérico, passou a designar o Deus da religião Islâmica, onde o árabe é a língua predominante. A fé nesse Deus tem suas próprias características, declinadas na teologia islâmica, da qual tenho pouco conhecimento. Sabemos que a religião nasceu com Maomé (622 depois de Cristo), a quem Deus se revelou e ditou o livro sagrado, chamado de Corão.

Não existe nenhuma necessidade para os cristãos chamar Deus de Alá e creio que provoque somente confusão. Dizendo "Alá" você, de qualquer maneira, está implicitamente se unindo à teologia própria do islamismo e não ajuda em nada a sua caminhada cristã.

O Deus dos cristãos é o mesmo dos judeus: YHWH. Portanto, se quiser identificar com um nome, como repetimos inúmeras vezes aqui no site, faça como os judeus, que não nomeiam nunca o nome divino, e chame a Deus com o apelativo SENHOR.

O que une os cristãos, judeus e muçulmanos é a fé em um único Deus. Isso não quer dizer que a teologia referente a Deus das três religiões sejam iguais, mas que todas elas acreditam em apenas UM deus; não são politeístas. O Deus para os Judeus não tem as mesmas características do Deus cristão e também não tem as mesmas do Deus dos muçulmanos.