Olá Beatriz de São Fidélis do Rio de Janeiro.

Olha para responder bem sua pergunta deverias ter fornecido algumas outras informações, pois dependendo destas, se poderia dizer outras coisas. Sua resposta fica um pouco distanciada da melhor resposta porque não falas se és casada ou não.

Assim poderei deixar-te algumas indicações que poderás completar com informações de outras pessoas com quem conversas.

A resposta breve para esta forma grave de falta, a fornicação ou adultério e aquilo que sempre ouvimos falar, aí está a resposta:

Se você está vivendo em fornicação, ou adultério peça perdão a Deus e pare de fornicar ou de adulterar. Aqui aparece sua iniciativa de perante a Deus mudar de situação deixar estás práticas que o afastavam de Deus e dos irmãos e mudar de atitudes.

Os Atos dos Apóstolos é confortador na resposta vejamos em Atos 3,19:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, a fim de que os vossos pecados sejam perdoados e deste modo venham da parte do Senhor os tempos de refrigério.” (Atos dos Apóstolos 3,19) Bíblia de Jerusalém.

Portanto, Deus perdoa todo aquele que se arrepende (Atos dos Apóstolos 3,19). Fornicação, adultério ou imoralidade sexual, e todo tipo de relação sexual fora do casamento. Arrependimento é reconhecer o pecado e decidir mudar de vida.

Em si quando existe o arrependimento, Deus perdoa o pecador como um Pai misericordioso.

 

Devo confessar ao pastor ou mais ainda devo conversar ao companheiro de vida a grave falta

Para que o peso de consciência dos que são tementes a Deus seja completamente erradicados, ótimo seria falar com o Pastor sua falta, ele tem os cuidados de todos e como sua falta atinge toda a comunidade tudo isto deve ser retratado. Certamente o Pastor te ajudará a enxergar o olhar amoroso e misericordioso de Deus Pai. O adultério é um pecado gravíssimo, porém, pode sim ser perdoado por Deus como nos ensina 1 João 1,9.

 

Devo dizer o pecado ao meu companheiro que vivo diariamente

Aqui está o grande problema. As pessoas por respeito humano pelos filhos que precisam deles, muitas vezes preferem silenciar e um grande peso, o da mentira continuará sobre as costas do pecador. Todos os professores de teologia moral recomendam a possibilidade de retratação entre o casal, para que nada possa ser motivo de futuras controvérsias.

Assim que: O verdadeiro arrependimento no caso de fornicação ou adultério passa pela confissão do seu erro a sua esposa, passa pelo caminho da verdade e da reparação do erro. Você deve mostrar seu verdadeiro arrependimento falando com ela.

A verdade é sempre o melhor caminho, e o verdadeiro amor não se alegra com a injustiça. São Paulo aos coríntios confirma em 13,6:

não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade