Judas, aquele que traiu Jesus, dito Judas Iscariotes, sempre suscita muita curiosidade e as perguntas sobre ele são frequentes. Tudo o que sabemos é contado pelos evangelistas. Era um dos apóstolos:

"Constituiu assim os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer «filhos do trovão»; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu." (Marcos 3,16-19)

Depois, os Evangelistas contam que foi ele quem entregou Jesus para as autoridades:

Lucas 22,3-6: Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos Doze. 4 Então ele saiu, e foi tratar com os chefes dos sacerdotes e com os oficiais da guarda do Templo, sobre a maneira de entregar Jesus. 5 Eles ficaram alegres, e combinaram dar-lhe dinheiro. 6 Judas concordou, e começou a procurar uma boa oportunidade para entregar Jesus, sem que o povo ficasse sabendo.

O mesmo Lucas, em Atos dos Apóstolos, conta em 1,16-18, em um discurso do Apóstolo Pedro, que relembra a história de Judas:

"Irmãos, era preciso que se cumprisse aquilo que o Espírito Santo, por meio de Davi, tinha anunciado na Escritura a respeito de Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. Judas era um do nosso grupo e participava do nosso serviço. Ele comprou um terreno com o salário da sua iniqüidade; depois caiu de ponta cabeça, arrebentou-se e suas entranhas se esparramaram."

 

Outras passagens que mencionam Judas Iscariotes

Mt 10, 4 Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
Mt 26, 14 dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi aos chefes dos sacerdotes
Mc 3, 19 e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
Mc 14, 10: Judas Iscariotes, um dos doze discípulos,
Lc 6, 16filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
Lc 22, 3:  entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos Doze.
Joa 6, 71:  de Judas, filho de Simão Iscariotes, porque Judas iria trair
Joa 12, 4 Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele
Joa 13, 2 posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, o projeto
Joa 13, 26 molhou e o deu para Judas Iscariotes, filho de Simão.
Joa 13, 31 Quando Judas Iscariotes saiu, Jesus disse: «Agora
Joa 14, 22 Judas, não o Iscariotes, perguntou: «Senhor, por

 

Outro Judas Apóstolo

Na lista dos apóstolos, segundo Lucas, aparece outro com o nome de Judas:

Lucas 6,13-15: Escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14 Simão, a quem também deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

Não se sabe muito dele. A ele é atribuída a Carta de Judas, um dos livros do Novo Testamento. Uma certa linha da tradição diz que era irmão de Tiago Menor, filho de Maria de Cleófas e de Alfeu. Mas o fato que se diga dele “de Tiago” provavelmente significa mais exatamente que seu pai era um certo Tiago, sem relação com o Tiago apóstolo. Na famosa “História Eclesiástica” de Eusébio de Cesareia é dito que Judas Tadeu era casado e que fora o esposo das Bodas de Caná, onde o seu futuro mestre realizou o primeiro milagre. Não se conhece nada sobre a sua morte. Enquanto uma tradição diz que teria morrido naturalmente, outra diz que sofreu o martírio na região de Beirute ou na Fenícia, onde teria morrido junto com o Zelota Simão, outro apóstolo. A tradição diz que morreu sendo ferido com um machado, razão pela qual aparece desenhado com um machado na mão.