Olá Lilian Graciela Moreira de Santo a Posse - SP !

Buscando uma resposta para sua pergunta nos resultado obtidos pelos arqueólogo que desenterraram a cidade de Ugarit, e puderam descrever, sua organização política, social e religiosa.

A antiga cidade de Ugarit (Ras-Shamra) foi escavada a partir dos anos  1928, dando a conhecer través dos resultados obtidos toda uma literatura e cultura dos séculos XIII e XII AC. desta região mediterrânea.

Vamos nos ater somente aos aspectos que envolvem sua pergunta, assim encontramos que no topo da colina da cidade foram encontrados dois templos principais: um dedicado a Baal, o "rei", filho de El, e um a Dagon, o deus da fertilidade e do trigo. Estes personagens não são desconhecidos da literatura bíblica, pois encontramos muitas passagens inclusive as vezes que Israel se voltou a praticar estes cultos.

Foi encontrada uma biblioteca no templo de Baal datando a última fase de Ugarit, cerca de 1200 A.C. A obra de literatura mais importante descoberta em Ugarit é o Ciclo de Baal, que descreve a base da religião e do culto do Baal canaanita.

Muito difundido nesta região o culto ao épico de Baal é, um mito agrário, ligado ao ritual de fertilidade. Baal é a personificação da chuva, (lembramos o profeta Elias e os profetas de Baal no incidente da chuva no monte Carmelo) da qual a terra necessita para produzir fruto; Mot é o grão, que só se desenvolve pela água; passados os aguaceiros Baal morre, deu sua substância ao grão que amadurece. Enquanto Baal está morto, no rigor do verão, Anat e a deusa solar recolhe os restos do deus, preparam a reconstituição das nuvens.

Aqui está a reposta a sua pergunta: Este culto cananeu se refere a Baal, mito agrário da fertilidade, chuva, etc. Tudo isto esteve em sintonia com o povo de Israel que abandono Deus em detrimento a estes deuses pagãos.