A pergunta completa foi enviada assim:

Lendo na Bíblia não vi escritos sobre sobre esse nome, mas sim Israel - Sião - Jerusalém. Li que esse nome foi dado depois de Cristo, pelo imperador romano Adriano, para afrontar o povo Judeu que era persiguido pelo império romano naquela época. Esse nome foi criado após a criação do estado de Israel em 1948 ou sempre existiu?

 

O primeiro uso claro, em uma fonte documentada, desse nome foi feito por Heródoto (485 a.C.–425 a.C.), na sua obra "Histórias". Com esse nome, Heródoto chamou a parte geográfica do sul da Síria (Histórias, III.91). Nesse mesmo texto, o historiador diz que os habitantes dessa região eram circuncisos. Cerca de 100 anos mais tarde, também Aristóteles usa o mesmo nome para designar a área do Mar Morto. E em seguida o mesmo nome foi usado por outros autores gregos e latinos (Ovídio, Tíbulo, Pomponio Mela, Plínio o Velho, Plutarco) e, finalmente, por autores de origem judaica como Filone de Alexandria e Flávio Josepo. Para um exame detalhado dessas citações, você pode ver, em inglês, esse artigo, disponível na internet.

O primeiro uso oficial do termo como uma área geográfica indicando um estado aconteceu por volta do ano 135 depois de Cristo, quando os romanos mudaram o nome da Província da Judeia para o nome de "Syria Palaestina".

Etimologicamente, é provável que esse nome derive do termo Filisteia, referido à terra dos Filisteus. No texto bíblico, com algumas variações, o termo "Paleshet" aparece 250 vezes. A tradução grega, na Setenta, desse termo foi Phylistiim ou Peleshet.

 

A Palestinda de hoje

Hoje existe a área separada do estado de Israel (com áreas divididas em três categorias), que está sob a jurisdição da Autoridade Palestiniana, que predente ser reconhecida como um país, a Palestina, que atualmente tem como líder o Presidente Abu Mazem. Esse eventual país é composto por duas regiões geográficas, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, como se vê na foto ao lado.

Nessa área predomina a população árabe, que está presente também no estado de Israel. Para muitos, essa região é causa de conflitos e, para outros, é a solução que garante a segurança de Israel.

Em muitas áreas foram construídos recentemente muros que separam Isreael da Palestina, coisa que denuncia uma situção intolerável e expressão de incompreensão das duas partes.