Olá Anthony de Porto Alegre - Rs!

Gostei desta pergunta, pois vai ao encontro de um trabalho que fiz na conclusão do Curso de Teologia na PUC/RS. A chamada Monografia para final de Curso. Meu trabalho versou sobre a descoberta do Rádio e a dificuldade de aliar Religião e ciência. O grande debate em que os positivistas alimentavam era a crença que ciência e religião não se completavam.  Que a Religião já terminara sua colaboração para o pregresso humano e que a ciência resolveria todos os problemas humanos. A realidade é que a ciência procura resolver os problemas da humanidade, mas não tem uma fórmula e milhões de pessoas vivem na miséria etc... Na verdade o trabalho de conclusão de Curso de Teologia assim se intitulou “Padre Landell de Moura e a ciência”, Dissertação de Licenciatura em Teologia, PUC/RS, 1975. A descoberta do Rádio pelo sacerdote gaúcho, na verdade foi antes que o inventor italiano Marconi, que leva a fama. Pe. Landell, não recebeu o apoio do governo brasileiro, patenteou seus inventos nos USA, e ainda dos compatriota brasileiros teve seu laboratório de estudos nos fundos da Igreja do Rosário em Porto Alegre, destruído pois diziam que falava com o demônio em suas transmissões.

Acreditar que escutar Rádio é pecado, é ter o mesmo pensamento dos que destruíram o laboratório do Pe. Landell de Moura nos fundos da Igreja do Rosário.

Sabemos o quanto todas as denominações religiosas utilizam o rádio para divulgar a mensagem do evangelho.

Falar a distância sem fios através de ondas Hertzianas, revolucionou o mundo da informação.

Sabemos os passos que a telefonia e o rádio hoje estão dando.

Através da rede de computação podemos sintonizar qualquer rádio em qualquer lugar do mundo. O telefone, uma forma de rádio, está cada dia trazendo inovações. Não falamos do computador que se utiliza dos princípios do Rádio.

Assim amigo perguntante, podes escutar Rádio que não é pecado. Ao contrário possibilidade de ouvir a palavra de Deus, divulgar a Palavra de Deus.

Consulta:

CASONATTO, ODALBERTO DOMINGOS, O PADRE LANDELL DE MOURA E A CIÊNCIA

Os Contratempos de um Padre Inventor, trabalho publicado nos 150 anos do nascimento do Pe. Landell em http://memoriallandelldemoura.org/odalberto-domingos-casonatto/, acessado em 7 de abril 2019.

 CASONATTO, ODALBERTO DOMINGOS, “Padre Landell de Moura e a ciência”, Dissertação de Licenciatura em Teologia, PUC/RS, Porto Alegre, 1975.

Zero Hora (Marcelo Gonzatto), Túmulo de Landell de Moura é violado, publicado em 7/01/2000, Porto Alegre.

RAHNER, Karl, Teologia e Ciência, São Paulo, Paulinas 1971.

CAUDURO, Fernando, O homem que apertou o botão da comunicação, Porto Alegre, editora Fundação Educacional Landell de Moura