Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP!

Já respondemos perguntas semelhantes a essa de diversos modos. Ainda a poucos dias respondemos a respeito do primeiro escrito do Novo Testamento.

Se tomarmos como ponto de referência o ano do martírio de Paulo, que foi decapitado em Roma do ano 67 d.C. os evangelhos foram escritos depois das cartas Paulinas.

Os estudiosos colocam como a 1 carta aos Tessalonicenses o primeiro escrito do Novo Testamento. Foi escrita por volta do ano 40 d.C., Nesta carta Paulo responde pastoralmente as preocupações dos Tessalonicenses a respeito do final dos tempos em forma iminente. Muitos estavam deixando de trabalhar e Paulo responde que o dia a hora do final dos tempos ninguém sabe, somente o Pai que está nos céus. Anima os Tessalonicenses a voltarem ao trabalho e terem uma vida normal.

Quanto aos evangelhos: O evangelho de Marcos tem data de 64 d.C. – O evangelho de Mateus e Lucas em torno do ano 70 d.C. e o evangelho de João o último a ser escrito em torno de 94 d.C. Todos eles foram escritos muito depois da carta aos Tessalonicenses.