Olá Isaias Freitas de Pompano Beach, Florida, USA

Uma expectativa de vida de 40 anos na época de Jesus.

Encontramos muitos historiadores que descreveram com muita precisão como era a vida no tempo de Jesus, na Palestina, com base nos relatos do Novo Testamento, nos estudos de documentos históricos e nas descobertas arqueológicas. Ter conhecimento destas informações e de grande utilidade para todos aqueles que querem conhecer estes aspectos da vida na época de Jesus.

Nos relatos dos historiadores encontramos com muita precisão de detalhes a vida no dia-a-dia dos judeus nesta época. Se confirma o quadro que descreve a vida das pessoas como sendo nada bonito: as pessoas eram pobres e tinham vida muito dificuldade, para os padrões atuais em que vivemos.

As pessoas viviam muito pouco e a expectativa de vida era de apenas quarenta anos, gerados por uma vida sem qualquer conforto, o transporte e as estradas eram precárias, passavam dificuldades de toda sorte, muitos morriam em guerras, doenças, epidemias falta de cuidados médicos etc. O trabalho agrícola produzia apenas o suficiente para matarem a fome, o terreno não era fértil, era uma região desértica com dificuldades de toda ordem. De modo geral nos dias de hoje as pessoas pobres tem padrão de vida melhor do que as pessoas de uma forma geral no tempo de Jesus.

Consulta:

  • A.C.O e C.P.O, Jesus sua terra, seu povo, sua proposta, 4 volume, Rio de janeiro, 1990.
  • LANCELOTTI, Angelo, BATTAGLIA, Oscar,I Vangeli nel Loro Tempo, Edizioni Porciuncola – Assisi, 1981.
  • LANCELOTTI, Angelo, BATTAGLIA, Oscar,I Vangeli nel Loro Tempo, Edizioni Porziuncola – Assisi.