Olá Maria Cicera Sitineta de Pilar  - AL!

Várias perguntas pedindo esclarecimentos de Jezabel chegaram no portal. Poderão ser conferidas consultando a lista de respostas.

Passando a resposta:

A primeira vista olhando as atitudes de Jezabel, no palácio real de Acabe e depois de sua morte no palácio do rei Acazias, se pode imaginar que tivesse princípios iguais a uma cigana. Mas entendemos cigana como um a personagem feminina dos tempos atuais, que para ganhar a vida procura tirar sorte e enganar as pessoas. Estes princípios errôneos apareciam nas atitudes e caráter de Jezabel.

Porque não podemos afirmar que Jezabel era cigana?

Comecemos com o que foi dito acima, mas também ela pertencia uma família real, filha de Etbaal, rei-sacerdote de Tiro e Sidom. Casou com o rei de Israel Acabe, para ratificar uma aliança política entre Israel e Tiro procurando abrandar a hostilidade de Damasco com Israel.

Entretanto a vinda de Jezabel para Israel, trouxe inúmeros problemas devido a sua personalidade forte e dominante, e da impetuosidade de seu caráter. Levou junto com ela, para Israel uma multidão de sacerdotes de Melcarte, um Baal Tírio (acerca de 450 profetas) e 400 profetas da deusa Aserá. Assim Israel sofreu um duro revés em suas práticas religiosas com a presença desta multidão de sacerdotes e profetas, ligados a Jezabel. No incidente da vinha de Nabote, ela assumiu a liderança sem escrúpulos. Morrendo o rei Acab, ela continuou influenciando Israel com suas decisões opressoras.

Acabou sendo morta, jogada das muralhas e suas carnes foram devoradas pelos cães. A permanência de suas mãos e pés intactos receberam essa interpretação. Os cães (símbolo dos pagãos para os judeus) rejeitaram e não devoraram suas mãos e pés, pois eram eles que conduziam até os templos de Baal e suas mãos ofereciam dádivas a estes deuses estrangeiros.